Doenças degenerativas da coluna

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

**MANCHAS DE PELE**


As Manchas de Pele, podem surgir em várias partes do corpo, em cores e formatos diferentes. Os principais tipos de manchas e o tratamento mais adequado para cada uma delas.

1-PTIRÍASE ALBA: São brancas, ásperas, arredondadas e, às vezes, coçam. Podem surgir nos braços, costas e face (locais mais frequentes). São causadas pelo ressecamento da pele. Atenção: não confunda com psoríase.
Tratamento: É preciso recompor o manto hidrolipídico da pele, evitando o uso de sabonetes no local e empregando bons hidratantes à base de ácido láctico, hialurônico ou uréia. Use água morna no banho.

2-PTIRÍASE VERSICOLOR: São manchas brancas que, às vezes, agregam-se formando manchas maiores. Podem assumir, algumas vezes, uma cor acastanhada, daí o nome versicolor. Surgem com frequência no pescoço, tronco e face. É mais comum no verão. É contagiosa, e, por isso, o melhor é usar uma toalha para proteger a pele nas cadeiras de praia e piscina.

-Tratamento: É necessário usar anti fungos sempre prescritos pelo médico.

3-LEUCODERMIA SOLAR: São sardinhas brancas que atingem braços e pernas principalmente e são causadas pela exposição solar repetitiva ao longo de muitos anos. O sol tem efeito cumulativo sobre a pele que mancha com o tempo.

-Tratamento: A prevenção é o melhor deles, mas é possível tentar o nitrogénio líquido. Este tratamento deve ser feito após o verão.

4-VITILIGO :Manchas brancas nacaradas que podem surgir ao redor da boca, olhos e genitais. A causa é desconhecida e 30% dos casos têm predisposição familiar.
Tratamento: É preciso avaliar a extensão das lesões para instituir o tratamento adequado. Consulte o dermatologista.

5-MELASMA: São manchas acastanhadas que surgem na face. Frequente na gravidez (chamada de cloasma quando acomete somente as bochechas) e pelo uso de contraceptivos, mais comum entre as mulheres, mas os homens também são acometidos. Não há tratamento definitivo, mas tratá-las ajuda a suavizar a cor e manter uma aparência melhor.

-Tratamento: Clareadores e renovadores cutâneos são usados em concentrações que variam de acordo com o tipo de pele e sensibilidade. Os principais são a hidroquinona, ácido kógico e ácido fítico. Os peelings químicos são ótima associação para o tratamento, e a vitamina C usada diariamente sob o filtro solar, tem ação clareadora. Na praia, uso de chapéu com abas reforça a proteção do filtro solar (que sozinho não é suficiente).

6-SARDAS: É o nome popular da melanose solar. Pode surgir por predisposição genética em indivíduos claros, mas na grande maioria dos casos ocorre por efeito cumulativo da radiação solar. Presente mais frequentemente na face, ombro e colo.

-Tratamento: O uso de filtro solar de amplo espectro impede que elas piorem. Para removê-las pode-se lançar mão de clareadores, peelings ou laser. O tratamento varia de acordo com o tipo de pele e a extensão das sardas.

7-HIPERPIGMENTAÇÃOPÓS INFLAMATORIA: Surgem manchas acastanhadas em pessoas de pele morena após picada de inseto, região onde o pelo encrava, após uma espinha e queimadura (de escapamento de moto, por exemplo).

-Tratamento: O melhor é prevenir para que não aconteça. No caso dos insetos, procure usar repelentes nas áreas expostas quando for à praia ou ao campo. Evitar coçar, espremer ou inventar tratamentos. O melhor remédio só poderá ser prescrito pelo dermatologista. Regra básica para todos os casos: uso de filtro solar diariamente.

8-FITOFOTODERMATITES: Manchas marrons com fundo avermelhado: que surgem na pele após contato com frutas como limão tahiti, figo, caju e plantas associadas à exposição ao sol. Dependendo do caso pode surgir até bolha.
-Tratamento: É recomendado o uso de filtro solar diariamente e uma pomada anti alérgica prescrita pelo médico. De um modo geral, regride em 4 a 8 semanas sem deixar sequelas.

9-PINTAS:ou nevos melanocíticos são extremamente comuns, apresentam-se em diferentes cores, tamanhos e formatos. Podem ser elevadas, achatadas, sozinhas ou agrupadas, e surgem em qualquer parte do corpo. Sua ocorrência e distribuição é determinada geneticamente, antes do nascimento, e elas surgem mais frequentemente nas duas primeiras décadas de vida, podendo o seu número ser aumentado por alguns fatores, como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e a gravidez.As vezes não representam problemas, ficando atento para s pintas existentes desde o nascimento!que são maiores que 20 cm ,chamadas de atípicas, com formato e bordas irregulares e tonalidades diferentes em seu interior; os nevos que ocorrem em áreas que sofrem trauma constante e nas mucosas oral e genital; e também os nevos que ocorrem nas unhas, os quais se manifestam frequentemente como uma faixa escura.

-tratamento:maioria das "pintas" não requer tratamento, devendo ser abordadas apenas aquelas que estejam aumentando de tamanho, mudando sua forma ou coloração, apresentando sangramento, coceira e dor. Além disso, os nevos que aparecem após os 20 anos de idade devem ser acompanhados de perto por um dermatologista

10-MELANOSE SOLAR: Manchas senis , frequentes em IDOSOS. Entretanto, elas não são causadas pela idade e sim pelo dano causado pela exposição ao sol. São manchas escuras, acastanhadas, geralmente de pequeno tamanho e limites precisos. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. Além disso, são mais frequentes em pessoas de pele mais clara.

-TRATAMENTO:Prevenção com filtro solar, cauterização quimica,laser ..etc

11-Ceratose Actínica:

São lesões causadas pela exposição contínua ao sol, devido ao efeito da radiação ultravioleta na pele. Mais comum em pessoas de pele clara e de idade avançada, entretanto podem aparecer em indivíduos de meia-idade. São lesões consideradas pré-malignas, pois podem eventualmente transformar-se em câncer.

Apresentam-se com aspecto variado, podendo ser avermelhadas, descamativas, de cor escura, elevadas, rugosas, com regiões ásperas, endurecidas. Aparecem principalmente na face, no couro cabeludo (homens carecas), braços e mãos. Quando há transformação em câncer, podem ficar mais elevadas, vermelhas em sua base e apresentar sangramento.

TRATAMENTO:Devem ser tratadas devido à possibilidade de transformação maligna. O tratamento é feito por cauterização, eletrocoagulação ou crio cirurgia.

12-Micoses:As micoses ou tineas são infecções da pele causadas por fungos. . Existem vários tipos, sendo os mais comuns:

• Tinea do corpo: são lesões arredondadas, com bordas avermelhadas, acompanhadas de coceira intensa.
• Tinea da cabeça: ocorre mais em crianças, como lesões arredondadas no couro cabeludo, com falhas no cabelo, sendo muito contagiosa.
• Tinea interdigital (frieira): caracteriza-se por descamação, fissura e coceira entre os dedos do pé. Seu aparecimento é favorecido pelo uso constante de sapatos fechados.
• Pitiríase versicolor: manchas claras, arredondadas e com descamação fina, ocorrendo principalmente em regiões de grande oleosidade como o tronco, a face, o pescoço e o couro cabeludo.

-TRATAMENTO:Depende do tipo de micose. Os medicamentos usados são: cremes, loções, talcos ou comprimidos. Importante ressaltar que o tratamento é sempre prolongado, não devendo ser interrompido assim que a lesão desaparecer.

-PREVENÇÃO:OBSERVAR os seguintes pontos:

• lavar e secar bem as regiões de dobras da pele, como axilas, virilha e entre os dedos;
• evitar o uso de roupas molhadas;
• não usar objetos pessoais e roupas íntimas de outras pessoas;
• não andar descalço em pisos constantemente húmidos;
• usar material de manicura próprio ou esterilizado;
• evitar uso de sapatos fechados por longos períodos;
• evitar roupas justas e quentes, especialmente de tecidos sintéticos.

**************ATENÇÃO*********
·Faça auto-exame regular da pele, usando espelhos e procure médico caso apareça ferida que não cicatriza, mancha escura ou nódulo na pele duradouros, ou alterações em pintas já existentes (aumento, modificação da cor, prurido, sangramento).

-ALGUMAS DOENÇAS APRESENTAM ALTERAÇÕES NA PELE :
*HERPES
*DERMATITES
*PSORIASE
*LÚPUS
*ACNE
* CÂNCER DE PELE
*ECZEMAS
*HANSENIASE
*VITILIGO
*PURPURA.....OUTRAS



FONTE:http://www.maisde50.com.br
-FONTE:http://www.manualmerck.net
-FONTE:http://www.lagoasanta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário