Doenças degenerativas da coluna

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

*PRESSÃO BAIXA (HIPOTENSÃO)*


1- DEFINIÇÃO: Hipotensão é queda da pressão arterial,abaixo do normal A pressão arterial sistólica é aquela quando o coração bate bombeando o sangue. Pressão arterial diastólica é aquela quando o coração está em descanso entre as batidas. Geralmente a pressão arterial é mostrada com a sistólica na frente da diastólica, como por exemplo 120/80 mmHg. A hipotensão é definida como pressão mais baixa que 90/60 mmHg.Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal mas, em termos gerais, o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal. Entretanto, medidas até 140 mmHg para a pressão sistólica (contração) e 90 mmHg para a diastólica (relaxamento) podem ser aceitas como normais.(IDOSOS)


2-SINTOMAS: tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjoo, etc. A redução do fluxo sanguíneo leva à deficiência de sangue no cérebro,pode haver um desmaio ou até mesmo óbito!Isto no caso de choque, quadro mais baixo de pressão!.

3-CAUSAS:
- calor, que dilata as artérias facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão.
-Mudanças bruscas de posição também provocam uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e resultam na diminuição da pressão arterial.
- As situações mais graves, ou seja, os choques, podem ser causados por hemorragias externas profusas (abundantes),
-Envenenamentos,
-Intoxicações severas,
-Desidratações,
-Reações alérgicas,
-Uso de alguns medicamentos
-Outros fatores.

4-TIPOS DE HIPOTENSÃO (PRESSÃO BAIXA)

A-HIPOTENSÃO ASSINTOMÁTICA (SEM SINTOMAS)
. As pessoas que sempre têm pressão baixa sofrem de hipotensão assintomática cronica. Naõ apresentam sinais e sintomas e não precisam de tratamento.

B-HIPOTENSÃO ORTOSTATICA:

.Ocorre quando a pessoa levanta depois de estar sentada ou deitada, pode causar tontura ou desmaio!Ocorre quando o corpo é incapaz de ajustar a pressão e fluxo sanguíneo rápido o suficiente para a mudança de posição,dura apenas alguns segundos. A pessoa pode precisar sentar ou deitar um pouco enquanto a pressão retorna ao normal. E´comum em idosos,mas pode ocorrer em todas as idades!Uma forma de hipotensão ortostática se dá com uma queda súbita na pressão depois de uma refeição.

.Causas da hipotensão ortostática

A hipotensão ortostática tem muitas causas. Algumas vezes a combinação de dois ou mais fatores pode causar esse tipo de pressão baixa. Desidratação é a causa mais comum de hipotensão ortostática. Algumas doenças que aumentam o risco de hipotensão ortostática incluem:
* Condições cardíacas como ataque do coração, doença de válvula cardíaca, bradicardia e insuficiência cardíaca.
* Anemia.
* Infecções graves.
* Condições endócrinas.
* Desordens do sistema nervoso central como Mal de Parkinson.
* Embolia pulmonar.
*Gravidez
*Alguns medicamentos

C-HIPOTENSÃO NEURALMENTE MEDIANA:

Na hipotensão neuralmente mediada a pressão cai depois de ficar em pé por longo tempo. Como resultado,aparece tontura, náusea ou desmaio.Esse tipo de pressão baixa pode ocorrer se a pessoa tiver uma experiência desagradável ou aterrorizante. Hipotensão neuralmente mediada afeta crianças e jovens mais frequentemente.A queda de pressão geralmente não dura muito e normaliza depois da pessoa sentar

D-CHOQUE:não há fluxo de sangue suficiente para os órgãos principais, incluindo o coração.Os primeiros sinais e sintomas de redução de fluxo sanguíneo ao cérebro incluem tontura, sonolência e confusão. Em idosos o primeiro sintoma pode ser somente confusão. à medida que o choque piora, a perda DE consciência. Choque é geralmente fatal se não for.tratado imediatamente!

.Certas infecções graves podem causar choque,conhecido como choque séptico, ocorre quando uma bactéria entra na corrente sanguínea e libera uma toxina que ocasiona queda da pressão. Uma hemorragia ou perca de fluidos podem ocasionar choque. Isso é conhecido como choque hipovolêmico. Outra causa de choque é a diminuição da capacidade do coração bombear sangue (em decorrência de ataque cardíaco, arritmia ou embolia pulmonar), o que é conhecido como choque cardiogênico. Outro tipo de choque é decorrente de alargamento extremo das artérias.

5--TRATAMENTO:
O tratamento depende do tipo de hipotensão e gravidade dos sinais e sintomas

-Na hipotensão assintomática crônica nem sempre precisa tratamento, entretando depende da causa e o medico poderá prescrever(arriitmias..etc).
-Quando a pressão baixar, procurar um lugar arejado, sentar-se e colocar a cabeça entre as pernas, pressionando-a para baixo. Outra medida que se pode tomar é deita-se e levantar as pernas. Com isso, o fluxo sanguíneo volta a circular com mais facilidade, aumentando a pressão sanguínea.
-As vezes é a falta de sal na comida,adicionar um pouco mais.
-O CHOQUE ÉUMA EMERGENCIA MEDICA!

6-CUIDADOS PARA PESSOAS HIPOTENSAS:

Quem sofre de hipotensão arterial crónica deve adoptar as seguintes precauções:

• Evitar permanecer de pé durante um período de tempo muito prolongado; caso permaneça sentado, deve levantar as pernas sempre que possível.

• Levantar-se da cama ou pôr-se de pé com suavidade, evitando os movimentos bruscos.

• Evitar lugares demasiado quentes, sobretudo com aglomerações e com o ar deteriorado, e a exposição prolongada ao sol.

• Não tomar banhos prolongados de água quente, são preferíveis os banhos mornos.

• Deve-se evitar, dentro do possível, os esforços físicos intensos. No entanto, convém praticar regularmente uma actividade física moderada.

• Evitar períodos prolongados de jejum.

• Evitar situações de stress.

• Recorrer à hidroterapia e às massagens.

• Moderar o consumo de bebidas alcoólicas.


**********RECEITAS CASEIRAS*********
Indicado para pressão baixa: – alcaçuz, alecrim. Comer algumas frutas no lugar da refeição normal como abacaxi, umas 3 vezes por semana e tomar 1 copo de água de coco pelo menos três vezes ao dia . Verduras: a copo de suco de pepino pelo menos 1 ou duas vezes por dia e alternar com suco de tomate.

O tomate é um vegetal bastante rico em minerais ajudando a combater a pressão baixa especialmente se a causa estiver na carência de potássio. Por isso ingerir 250ml de suco de tomate puro duas vezes ao dia é muito eficiente.

A geléia real juntamente com o mel de abelhas proporcionam além de vitaminas e minerais de fácil absorção, tem um valor energético que repõe e repõe rápidamente a pressão arteria à sua normalidade.

Remédio Natural para Pressão Baixa
O abacaxi é um ótimo remédio caseiro para a pressão baixa. Tomar um chá preparado com a casca do abacaxi é ainda mais eficiente do que os preparados com a fruta.

Faça um chá colocando 1 fatia média de casca de abacaxi devidamente limpa numa panela, juntamente com 1/2 litro de água e deixe ferver.

Apague o fogo e deixe amornar por 5 minutos, com tampa. Coe e beba a seguir.

Este chá deve ser preparado preferencialmente antes de ser tomado, para que não perca suas propriedades terapêuticas.
.
**Não ignore os sintomas, se ocorrer com frequencia procure o médico imediatamente!

FONTE:http://www.copacabanarunners.net
FONTE:http://www.mundoeducacao.com
OUTRAS FONTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário