Doenças degenerativas da coluna

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ENDOMETRIOSE


1-DEFINIÇÃO: Endometriose é uma síndrome que acomete as mulheres em idade fértil,consistindo na presença de células endometriais em locais fora do útero,como ovários,peritônio pélvico e a área entre o útero e o reto((septo retovaginal).No intestino, bexiga, diafragma,vagina e parede abdominal é menos comum.. *Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente ,durante a menstruação.

2-CAUSA DA DISMENORREIA: -FATORES PRIMÁRIOS:causas hormonais ou endócrinas que surgem na menarca( primeira menstruação
-FATORES SECUNDÁRIOS: podem aparecer em qualquer período fértil da mulher, podendo ser causados por miomas,DIU,útero endometrioso,câncer, pólipos e outras inflamações.
-FATORES PSICOLÓGICOS: existem fatores psicológicos,que podem causar dismenorreia, nesse caso ,a psicoterapia,prescrição de antidepressivos,e tranqüilizantes podem resolver.

 3-SINTOMAS: Dor na região pélvica,cólicas durante ou antes da menstruação,dor durante ou logo após ato sexual,Infertilidade,náuseas,vômitos,diarreia, gases,sangramentos e dor ao urinar, e urinar em excesso.

4-TRATAMENTO: -Procura-se a causa da síndrome,mas geralmente é feito uso em alguns casos de administração por 6 a 12 meses de uma combinação de contraceptivos hormonais orais, somado a anti inflamatórios não hormonais de nova geração no período peri menstrual e determinados exercícios físicos antibióticos e anti inflamatórios não hormonais,curetagem,intervenção cirúrgica para a retirada de pólipos e miomas, em alguns casos a extirpação do útero( a histerectomia ).

 - Casos moderados e graves,necessitam de cirurgia para remover as células endométricas,além dos tratamentos do uso de injeções de hormônios ou anti-hormônios, implantes subcutâneos de bastões de medicações ou DIU impregnados por substâncias inibidoras da menstruação.]

-Casos mais graves pode ser necessário a remoção de partes de órgãos como útero, ovários, tubas ou de porções do intestino. A excisão total de todas as lesões visíveis e palpáveis da doença traz melhora significativa da dor pélvica e da fertilidade.
leia mais...

5-EXAMES : 1-Exame ginecológico( pode indicar a presença da doença). 2-Videolaparoscopia 3-Pesquisa em substâncias como anticorpos,anti endométrio,pro peptídeo proto colágeno tipo III, proteína C reativa,anticorpos ,anticardiolipina, proteína sérica amilóide A, CA19-9, CA15-3, antígeno carcino embrionário, alfa-feto-proteína e beta-2- 4-ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear . 5-Vários exames imagiológicos como a Ecografia, a TAC ou TC, RM etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário