Doenças degenerativas da coluna

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA(ELA)

             CLIQUE NA IMAGEM COM O BOTÃO DIREITO  DO MOUSE,  PARA AUMENTAR

1- DEFINIÇÃO: A Esclerose Lateral Amiotrófica ou Doença de Charcot ;é uma doença que ataca o sitema nervoso, caracteriza-se pela destruição progressiva dos neurónios motores, que controlam a atividade dos músculos  dos movimentos voluntários e involuntários (actividade reflexa),bloqueando os estímulos nervosos, afetando os músculos e alterando a sua estrutura.( Todos os tipos de células nervosas da medula espinal, do tronco cerebral e do córtex).

2-SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:
Significado das palavras:
Esclerose: Endurecimento.
Lateral: A doença geralmente se manifesta em lado do corpo.
Amiotrofica: Atrofia muscular.

3-TIPOS:

-FORMA ESPINAL: afeta as células nervosas da região dorsal da medula. Os primeiros nervos afectados são os dos membros superiores, que inervam o braço e a mão. Geralmente, uma das mãos é afectada alguns meses antes da outra.

-FORMA BULBAR: ataca as células nervosas do tronco cerebral e os nervos cranianos que ligam o cérebro aos vários órgãos. Os nervos mais frequentemente afectados são os que comandam os músculos da língua, da face, da laringe e dos olhos.


-FORMA PSEUDO BULBAR: tem sintomas semelhantes aos da forma bulbar mas afeta outra área do tronco cerebral, manifesta-se geralmente entre os 40 e os 60 anos e, dada a sua evolução progressiva, leva à morte em pouco tempo .
LEIA MAIS NO SEGUINTES LINKS:

http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=83714

http://drauziovarella.com.br/corpo-huma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário