Doenças degenerativas da coluna

domingo, 26 de dezembro de 2010

* * * *.EXAME DE FEZES * * *


1-DEFINIÇÃO:O exame completo de fezes detecta a presença de agentes patogénicos de leveduras, parasitas e bactérias, os quais podem contribuir para doenças cronicas e disfunções neurológicas.O exame também avalia os níveis de bactérias benéficas, o nível da função imunológica intestinal, a saúde geral intestinal (a presença de sangue oculto, amino ácido da cadeia curta, pH, mucosa e outros critérios) e marcadores de inflamação.

2-COLETA::Com o pote coletor de fezes. Colher o material sobre um papel ou plástico e transferir para o pote com aquela colherzinha que vem dentro do pote é a melhor forma. Em alguns casos, o médico pede (03) amostras colhidas em dias diferentes,Use um frasco com o MIF (Merthiolate-Iodo-Formol) na dosagem correta, que serve para coletar as amostras e acondiciona-las o tempo necessário. O uso de laxante não é recomendado, pois costuma dificultar o exame.É recomendado descontinuar o uso de antibiótico e antifúngicos uma semana antes de fazer a coleta para o exame.


3-QUANTIDADE: Apenas o tamanho referente a meia colher de sopa é suficiente.Se o exame der negativo, virá escrito: NEGATIVO, claro! Se o exame der positivo, virá escrito o nome do verme encontrado, geralmente, encontram-se ovos ou cistos que significa presença do verme. Alguns laboratórios preferem colocar o nome da verminose (giardíase, amebíase, por exemplo).

4-Vermes que podem aparecer no seu exame:

-Giardia lamblia – Giardíase: A infecção é por fezes e água, através da boca. Os sintomas mais comuns são diarréia, dor abdominal, perda de peso. Muito comum é crianças e pacientes com imunidade baixa.

-Entamoeba histolytica – Amebíase: A infecção é por água e alimento contaminados com fezes. Os sintomas mais comuns são diarréia leve e disenteria e abscesso amebiano. Pode ser assintomática em indivíduos ou populações.

-Ascaris lumbricoides – Ascaridíase (lombriga): A infecção é por contaminações fecais do solo (ovos) e vegetais contaminados. Os sintomas mais comuns são cólicas abdominais. Os vermes podem bloquear o intestino e ductos biliares e pancreáticos.

-Strongyloides stercoralis – Estrongiloidíase: A infecção é por contaminação fecal do solo (larvas), entrando pela pele geralmente pela pele, geralmente dos pés (larvas). Causa dor irradiada do estômago, diarréia, urticária linear. Os vermes podem bloquear o intestino e ductos biliares e pancreáticos.


-Trichuris trichiura: A infecção é por contaminação fecal do solo (ovos), entrando pela pele geralmente pela boca. Sintomas são diarreia, dor abdominal, anemia e perda de peso. Pode produzir disenteria, apendicite aguda ou prolapso retal em crianças.

-Enterobius vermicularis (Oxiúros): A infecção é através de ovos em fômites contaminados (ânus-dedo-boca), entrando pela boca. Os sintomas são pruridos perianais (coceira muito forte no anûs e proximidades). Quando a infestação é alta, podem-se observar a olho nu, os vermes na entrada do ânus.

-Hymenolepis nana: A infecção é por ovos contaminando o meio ambiente, entrando pela boca. Causa diarréia, desconforto abdominal em infestações massivas em crianças. Pode ser assintomático.

-Taenia saginata e Taenia solium (solitária) – Teníase: A infecção é através de carne de gado (saginata) e porco (soluim) crua ou inadequadamente cozida. Causa desconforto abdominal, apendicite aguda. Partes do verme (proglotes) podem ser expelidas nas fezes.

-Schistosoma mansoni – Esquistossomose: A infecção é através de água contaminada contendo larvas de hospedeiros caramujos. Causa disenteria, fibrose das paredes intestinal ou da bexiga, fibrose hepática, hematúria.

5-Cor , forma e consistencia:

1-A forma das fezes humanas dependem de sua consistência. Sua forma é definida pelo esfíncter anal em cilindros, e quando passa pelo reto seu calibre é reduzido. Nas diarréias, não existe uma forma definida.

2-Cor
Castanho-parda, devido a presença de estercobilina e hidrobilirrubina. A cor das fezes, depende também do regime alimentar: verduras deixam ela esverdeada e dieta láctea amarelada.

As causas mais comuns das cores fecais

-Vermelho: Sangue, gelatina vermelha, cereais vermelhos, suco de tomate, beterraba e medicamentos vermelhos.
-Negro: Sangue do estômago, ferro, Bismuto (Pepto-Bismol), cinzas de cigarro, carvão, suco de uva.
-Verde: Gelatina verde, Ferro, Espinafre, diarréia, leite materno (especialmente durante os primeiros meses de vida)
-Branco-amarelado: Hidróxido de alumínio (antiácidos), excesso de leite, hepatite.
-Amarelo é infecção por giárdia. Giárdias
-Cores raras(azul etc...)Corantes ou aditivos alimentares.


3-Odor
Depende da dieta alimentar e é característico. Nas fermentações intestinais elevadas apresenta cheiro pútrido.


———————-FONTE—————————
http://diariodebiologia.com
http://boasaude.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário