Doenças degenerativas da coluna

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

*PÂNICO (SINDROME DO PÂNICO)*


-DEFINIÇÃO:Pânico é um sentimento repentino ,muito intenso de medo e ansiedade, aplicado a eventos antecipados, muitas vezes sem nenhuma causa aparente!
o "estado de pânico" é um sistema de defesa normal que ativa as regiões do cérebro relacionadas à atenção. É um alerta máximo para um processo de fuga. Porém, para o ser-humano, o pânico em situações que não expressam real perigo, pode ser uma doença que atrapalha o convívio social, chamada de síndrome do pânico. O "medo do pânico" pode se tornar o transtorno do pânico relacionadas a outros tipos de patologia psiquiátrica como crise de ansiedade, depressão, estresse e outros.

1-COMO SE MANIFESTA:São crises súbitas sem fator aparente e frequentemente incapacitantes!(o Individuo não sabe comor reagir)cuja tendência é desenvolver medos irracionais!

2-SINTOMAS:
-Nervosismo
-Ansiedade generalizada
-Batimentos Cardíacos acelerados(taquicardia)
-Hiperventilação( respiração superficial) e difícil
-Alta descarga de adrenalina
-Náuseas
-Relaxamentos dos esfincteres
-Mãos geladas(baixa de temperatura
-Sudorese intensa
-Calafrios
-vertigens
-Formigamentos
-Falta de sensibilidade nos membros
-Cegueira temporária
-Zumbidos no ouvido
-Palavras desconexas
-Contrações musculares
-Choro convulsivo
-Suicido
-Perda temporária de memória e outros!


3-OBSERVAÇÃO:O transtorno do pânico é um sério problema de saúde, mas pode ser tratado,pode durar meses ou mesmo anos, dependendo de como e quando o tratamento é realizado. Se não tratado, pode piorar a ponto de afetar seriamente a vida social do indivíduo, que tenta evitar os ataques e acaba os tendo.
Alguns podem manifestar os sintomas frequentemente durante meses ou anos e então passar anos sem qualquer sintoma. Em outros, os sintomas persistem indefinidamente. Existem algumas evidências de que indivíduos, que desenvolvem os sintomas ainda jovens, podem parar de manifestar os sintomas numa idade mais avançada (depois dos 50 anos). É importante, não alterar O tratamento ou medicação .
Para PESSOAS tratadas logo no início, grande parte dos sintomas desaparecem em poucas semanas, sem efeitos negativos até o final do tratamento.


2-TRATAMENTO: inclui medicamentos e psicoterapia. ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA, também vem sendo indicado.
Na hiperventilação, uma técnica simples é utilizada para controle rápido do mal estar: a reinalação de gás carbónico; isso se consegue pela respiração em um saco plástico ou de papel, o que ocasiona o aumento desse gás no sangue, a reversão da alcalose e a liberação do cálcio ligado à albumina. A melhora dos sintomas é rápida e ocorre em cerca de 2 a 3 minutos. A tontura ou sensação de "cabeça vazia" pode demorar algumas horas ou até dois dias para normalização.
O controle dos sintomas pode ser feito através do controle da respiração no tratamento a longo prazo.
-PSICOTERAPIA: um psiquiatra ou um psicólogo. Medicamentos ou técnicas modernas são utilizadas para quebrar a conexão psicológica entre uma fobia específica e os ataques de pânico.
-ANTIDEPRESSIVOS: tomados regularmente para constituir uma resistência à ocorrência dos sintomas.
- ANSIOLÍTICOS(benzodiazepínicos): ministrados durante um episódio de ataque de pânico, não trazem nenhum benefício se usados regularmente (a não ser que os ataques de pânico sejam frequentes).São mais eficazes no inicio do tratamento, quando as propriedades de resistência dos antidepressivos ainda não se consolidaram.
-ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA CRANIANA REPETITIVA: é uma técnica indolor que atinge o cérebro de maneira não invasiva, pode beneficiar pacientes refratários, ou seja, nos quais diversas combinações de medicamentos não foram eficazes.
3-CURA E CONTROLE:
A exposição múltipla e cautelosa ao elemento fóbico (associado à doença) sem causar ataques de pânico (graças à medicação) pode quebrar o padrão fobia-pânico, possibilitando ao indivíduo posteriormente conviver com a fobia sem necessitar de medicação. Entretanto, fobias menores que se desenvolvem como resultado dos ataques de pânico podem ser eliminadas sem medicação por meio de terapia cognitivo-comportamental monitorada ou simplesmente pela exposição.
Em geral a combinação da psicoterapia com medicamentos produz bons resultados. avanços podem ser notados num período de 6 a 8 semanas. Muitas vezes, a combinação correta de medicamentos (e o profissional com qual o indivíduo se sinta confortável) pode demorar. Recaídas podem ocorrer, mas geralmente são tratadas com eficácia da mesma forma que o primeiro episódio.
Em adição, pessoas com transtorno do pânico podem precisar de tratamento para outros problemas emocionais. A depressão geralmente está associada ao transtorno do pânico, assim como pode haver alcoolismo e uso de outras drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário