Doenças degenerativas da coluna

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PRESSÃO ALTA


HIPERTENSAÕ

1-A Hipertensão Arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (120/80mHg).É uma doença silenciosa e o principal fator de risco para problemas cardíacos,olhos (cegueira,glaucoma etc...),doenças renais, derrames (acidente vascular cerebral), aneurismas e claudicação intermitente.


----TABELA Pressão Arterial (mmHg) --

P A Sistólica --------------------------P A Diastólica

menor que 120 -----------------------menor que 80--- IDEAL (12X8)

DE :120-129--- ----------------------80-84----- NORMAL(12x8 ou 12,9por 8,4)

DE:130-139----------- --------------85-89------ NORMAL ALTA

--------- -------- -HIPERTENSÃO ------------------

DE:140-159-------- 90-99 ----------------Estágio 1 (leve)(14x9 a 15,9x99)

DE:160-179------- 100-109--------------- Estágio 2 (moderada)

DE:180-209--------110-119 ---------------Estágio 3 (severa)

DE:maior ou igual a 180------------------Estágio4(muito severa)


2-CAUSAS E FATORES DESENCADEANTES :

É 90% GÉNETICA(herdada dos pais),Apresenta outros fatores desencadeantes como: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal ,colesterol alto,Algumas doenças, consumo de alguns medicamentos etc...!


3-SINTOMAS;

SAÕ sintomas (dores no peito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal) podem ser percebidos somente quando a pressão já está bem elevada., muitas vezes pode passar desapercebida até uma complicação maior, com o comprometimento de um dos órgãos acima citados.

4-PREVENÇÃO:

A Hipertensão é uma doença que não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evita-la é através da prevenção.

O Individuo deve praticar:

-estilo de vida saudável,
-prática diária de atividade física,bom hábito alimentar,(frutas,verduras,graõs )
-evitar alimentos gordurosos,
-manutenção do peso adequado,
-controle de diabetes,
-ingestão de pouca quantidade de sal,
-não fumar,
-não beber
-evitar se possível o estresse
-Controle da pressaõpelo menosuma vez ao ano.

5-DIAGNÓSTICO DA PRESSÃO:
-A hipertensão arterial primária é diagnosticada, frequentemente, em um consulta médica casual já que em geral ela é assintomática, salvo as situações em que existam complicações.

-HISTÓRIA DO PACIENTE( Pai ou mãe hipertensa, acima do peso , tabagista etc..
-EXAME FISICO
-VALOR DA PRESSÃO
-VALOR NORMAL É DE 12X08.
VALORES ACIMA DE 13X09 JÁ É CONSIDERADA ALTA.
- No período diurno, não devem ser superiores a 135 x 85 mm Hg e à noite, não devem ultrapassar 120 x 75 mm Hg.

6-AVALIAÇÃO DOS ORGÃOS COMPROMETIDOS:

a-vasos sanguíneos, coração e rins.

b- A Retina é onde o médico visualiza os efeitos da pressão alta nas arteríolas; mudanças nos vasos sanguíneos,nos rins e determina o grau dos danos na retina (retinopatia)podendo assim classificar a severidade da pressão alta.

c-CORAÇÃO:seu aumento é devido ao esforço cardíaco para bombear o sangue a uma pressão mais elevada,

7-EXAMES;
-Exame completo de urina( elementos da urina, etc...)
-Eletrocardiografia
-RAIO X DO TORÁX
-Nos estágios iniciais, tais mudanças são melhor detectadas por meio de uma ecocardiografia (um teste que usa ultra-som para criar uma imagem do coração).
-AUSCULTA DO CORAÇÃO; Um som anormal pode ser ouvido com um estetoscópio, chamado de quarto som do coração, é uma das primeiras modificações causadas pela pressão alta.

-Indicações precoces de danos nos rins podem ser detectados examinando a urina do paciente. A presença de células sanguíneas e albumina (um tipo de proteína) na urina, por exemplo, pode indicar tais danos.

8- TRATAMENTOS;

1- hipertensão arterial primária ou essencial não tem cura mas pode ser tratada para prevenir complicações. Antes da prescrição de qualquer medicamento, medidas alternativas são utilizadas:
-CONTROLE MENSAL DA PRESSAÕ ARTERIAL
-Reduzir o peso.
-Mudanças na dieta para aqueles com diabetes, obesidade ou nível alto de colesterol
-Redução para menos de 2,3 gramas de sódio ou 6 gramas de cloreto de sódio ao dia (mantendo uma ingestão adequada de cálcio, magnésio e potássio).
-Redução da ingestão diária de cerveja para menos de 720 ml ou menos de 300 ml de vinho ou menos de 60 ml de bebidas destiladas.
-Exercícios aeróbicos moderados podem ajudar.
-Fumantes devem parar de fumar.
-OBSERVAÇAÕ;Via de regra a HA primária responde facilmente à terapêutica anti-hipertensiva, e a perda do controle da pressão, também conduz à suspeita de causa secundária.

2-TRATAMENTO MEDICAMENTOSO;
-Portadores de diabetes mellito, mesmo quando a pressão arterial encontra-se dentro dos valores normais (pressão sistólica entre 120 e 130 mm Hg), é necessário o tratamento medicamentoso.
-hipertensão arterial primária pode SER CONTROLADA com uma ampla variedade de medicamentos disponíveis, mas o tratamento precisa ser adaptado a cada indivíduo,pois existem varios tipos de hipertensão e suas causas!


3- A HIPERTENSÃO SECUNDARIA É CAUSADA POR ALGUM TIPO DE DOENÇA E É TRATADA DURANTE A SUA OCORRÊNCIA(EXEMPLO NA GRAVIDEZ,TIREOIDISMO ETC..)

4-URGÊNCIA HIPERTENSIVA:
Ocorre quando a pressão sanguínea sobe, mas não traz danos aos órgãos. Dentro de algumas horas, a pressão pode baixar novamente com remédios.

5-EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA:
Quando a pressão traz alguma lesão aos órgãos, chama-se emergência hipertensiva. Quando isso acontece, a pressão precisa ser reduzida imediatamente. Isso é feito em uma unidade de terapia intensiva de um hospital. Um dano a um órgão somado à emergência hipertensiva pode incluir:
Mudanças no status mental, como confusão e coma
Infarto no cérebro
Parada cardíaca
Dor no peito
Fluidos nos pulmões
Aneurisma
Eclâmpsia

Quando ocorre, é porque o portador de hipertensão não se tratou ou não tomou os remédios.Os sintomas da emergência hipertensiva são:

Dor de cabeça
Epilepsia
Dor no peito
Falta de ar
Inchaço ou edema (líquido nos tecidos).

* * * * * * * RECEITAS NATURAIS PARA PRESSÃO ALTA* * * * *

OBSERVAÇÃO: NÃO SUBSTITUIR A MEDICAÇÃO,USAR PARA CONTROLE.CONVERSE COM SEU MEDICO
SE O CHÁ,VAI INTERFERIR NO MEDICAMENTO.ALGUNS PODEM INTERFERIR!

Receita 1: -Chá tipo tisana: colocar 1 litro de água sem cloro à ferver. Após entrar em ebulição, colocar 2 colheres de sopa de alpiste (ventilado para tirar impurezas ), e duas folhas de chuchu médias. Abafar e deixar ferver por 5 minutos. Coar, esfriar e tomar 1/2 copo ( + – 100 ml ) 3 vezes ao dia. Usar chá de hortelã com limão 3 vezes ao dia. 2- Usar Embaúba: folhas em decoto (folhas secas caídas ao chão), fervendo-se por 10 minutos, 2 folhas secas e moídas (20g), em 1/2 litro de água sem cloro, depois de pronto deve ser mantido em geladeira e tomar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia, para hipertensão.

Receita 2: Tomar nas refeições 1 cápsula de óleo omega-3 e uma cápsula de alho de 500 mg. Trocar o sal de cozinha ( cloreto de sódio ) por mistura de 80% de cloreto de potássio . Beber 100 ml de vinho tinto de boa qualidade nas refeições.

Receita 3- Para pressão muito alta: Corte em rodelas 1 cebola crua, e coloque 3 rodelas em cada sapato sem meias e caminhe.
Receita 1-coloque 3 ou 4 colheres de farinha de mandioca em um copo com água, à noite e pela manhã beba somente a água. Farinha de mandioca limpa principalmente as gorduras do organismo

Receita 4-Ginko Biloba.é uma erva natural, usada pelos chineses há milênios.
Mas você tem de tomar o extrato seco. Ele como chá pouco funciona. È um medicamento fototerápico, vendido em farmácias em forma de cápsulas, mas é totalmente natural, pode tomar tranquilamente.
Receita 5-coloque 3 ou 4 colheres de farinha de mandioca em um copo com água, à noite e pela manhã beba somente a água. Farinha de mandioca limpa principalmente as gorduras do organismo

-*Plantas que fazem baixar a pressão: acácia, agrião, alfavaca, amora-branca, alecrim, cana de-milho, cavalinha, graxuma, maracujá, limão, salsa, sete-sangrias.

Um comentário:

  1. adorei as receitas caseiras da fruta noni e as receitas para pressao alta. Parabens por saberes tantas coisas e por ensinares para o bem de todos. Obrigado bjssssss.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário