Doenças degenerativas da coluna

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CISTOS OCULARES

1-TIPOS DE TUMORAÇÕES CÍSTICAS: Nem todo cisto é igual,para cada tipo existe uma solução.Os mais comuns são Hordéolo externo(glândula de Zeiss),Hordélio interno(glândula de Meibomio) Calázio,Cisto de Moll,
e Ceratose Seborréica.

A- HORDÉOLO(terçol):

È uma infecção bacteriana causada pela produção excessiva,de secreção das glândulas palpebrais e bactérias da pele,forma um abcesso local na base da pálpebra,avermelhado, edemaciado(inchado),e dolorido,podendo durar de 1 a 3 dias,quando é naturalmente drenado e desaparece. O Calor ajuda a romper e a drenar o mesmo.
Quando é mais profundo na na pálpebra (hordéolo  interno),os sintomas são mais intensos.Este tipo de hordéolo  raramente se rompe espontaneamente,precisa ser drenado cirurgicamente e as vezês o uso de antibioticos.

*um terçol que não é tratado adequadamente pode causar uma celulite,
( infecção no tecido da pálpebra).
*Não se deve furar ou espremer o terçol com a mão,se fizer isso pode gerar uma infecção grave.
*"Ás vezes o terçol tem relação com a blefarite,que aumenta a oleosidade e forma uma espécie de caspa nos cílios. Para prevenir,é recomendado a lavagem com xampu  infantil e água morna" externamente.




B- CALÁZIO: O Calázio ou cisto meibomiano,é um nódulo duro,liso e indolor que aparece na pálpebra.Pode resultar de uma infecção em outro órgão e tende a desaparecer em até 3 meses,com aplicações de compressas quentes e massagem local com pomada anti-inflamatória.
Caso persista e o cisto cresça demais,deverá ser retirado por pequena cirurgia,com anestesia local.




C-CISTO DE MOLL: Esse tipo de cisto é geralmente transparente,contém líquido em seu interior,não cresce,mas incomoda,em geral faz-se uma pequena cirurgia pra  remoçaõ com anestesia local;esvaziando o conteúdo e removendo o tecido externo..




D- CERATOSE: Ceratose Seborreica é um problema que geralmente ocorre a partir da meia-idade,multiplicando-se com o tempo.É um tumor benigno da pele,tem forma arredondada,consistência mole, coloração marrom ou negra, parecendo verrugas.Não representa risco ao paciente,mas caso incomode a visão ,pode ser removida com pequena incisão,usando anestesia local.


ATENÇÃO:

*O terçol deve ser examinado e removido quando não desaparecer espontaneamente.
* Examina-se para saber se trata-se de um tumor maligno, quando se tornar persistente'.


4-TRATAMENTO:

-Para cada diagnóstico,um tratamento:compressas de água morna e massagem para aliviar a dor e a inflamação,ou pequena cirurgia.
-Alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido.
-Recomenda-se para aliviar os sintomas do terçol e do calázio,aplicações de compressa quente,com gases limpas e humedecidas,em água morna filtrada ou fervidas. As pomadas antibióticas também são eficientes no tratamento
do terçol,desde que indicadas pelo médico.

2 comentários:

  1. minha filha esta com um calazio faz ja uns 3 meses, morro de dó, ele ta grande, ela tem 9 anos, agora ele veio a furo e eu e ela exprememos e começa a sair pra fora qdo expreme de depois volta para dentro ta feio mesmo, mas ainda nao sai...q posso fazer???alguem me ajude, ja fiz compressas, levei no oftalmo e no pediatra , ja passei pomadas antibiotico, ela se trata tb com a homeopatia, mas é tao dificil curar isso....operar nao quero, tenho medo e dó de operar, o q eu poderia fazer agora q veio a furo mas nao sai de dentro o carnegão???

    ResponderExcluir
  2. Como se trata o calázio?

    Quando o calázio é pequeno e não causa sintomas, pode desaparecer espontaneamente, mas se é grande pode causar borramento da visão.

    O tratamento do calázio é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes.

    1. Compressas mornas: deve ser aplicada sobre a pálpebra fechada, com um pano limpo umidecido em água morna, durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral o calázio desaparece dentro de algumas semanas. Em alguns casos se pode-se associar pomadas antibióticas.

    2. Injeção de esteróides: estas podem ser eficazes quando persiste um nódulo pequeno após a realização das compressas mornas.

    3. Excisão cirúrgica: um calázio de grande tamanho o qual não respondeu a outros tratamentos pode ser removido cirurgicamente uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído.

    Mesmo após o tratamento algumas pessoas têm propensão a apresentar recorrências do calázio. Se um calázio reaparece no mesmo lugar seu oftalmologista poderá requisitar uma biópsia para descartar problemas mais graves.

    Você deve procurar um oftalmologista para extair cirurgicamente, O mesmo poderá também passar alguma medicação para resolver o problema sem precisar cirurgia!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário