Doenças degenerativas da coluna

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CANCÊR DE PELE




   














  •••



•1-DEFINIÇÃO: O Cancêr de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Existem vários tipos de câncer de pele,o carcinoma basocelular ( mais comum), o melanoma ( menos comum e o mais perigoso).

•2-SINAIS E SINTOMAS DE CANCÊR DE PELE:

■Ferida que não cicatriza.


 ■Sinal de nascença ou pinta que sofreu alterações na cor,Tamanho ou aspecto, que á apresenta dor,coceira ou sangramento.


 •3-TIPOS DE CANCÊR DE PELE:

•Carcinoma Basocelular (CBC):È uma lesão nodular,lisa,bem circunscrita,translúcida, perolada,pode estar pigmentada (cor escurecida)ou não.Aparece geralmente,em locais com maior exposição solar como;cabeça,pescoço,ombros braços ou mãos. Apresenta as vezês pequenows vasos sanguíneos no tumor(teleangectasias). forma uma depressão central com crosta que sangra facilmente,podendo ser confundido, com uma ferida que não cicatriza.

•Carcinoma de Células Escamosas (CEC):È uma ferida bem definida,apresenta-se como placa ou nódulo,tem crosta e coloração avermelhada.(pele exposta ao sol). As vezês pode apresentar ,ulceração e hemorragia.


•Melanoma:São lesões pigmentadas de cor marrom ou preta,algumas mudanças na sua caracteristica,incluem tamanho, forma, cor ou elevação em forma de verruga, causando dor,coceira,ulceração ou sangramento.Dai a atenção para esssas alterações, podendo torna-se maligno( mais agressivo na fase invasiva causando metástases(Espalha-se para vários orgãos do corpo).Tratamento da lesão primária do melanoma: comprovada não ser metastática,faz-se uma biópsia excisional(retirada da lesão), verificando o estadiamento da doença,para tratar.


 *O resultado de melanoma maligno depende na maioria dos casos da espessura do tumor e estadiamento do mesmo.


•Ceratose actínica(Pré Cancêr):Causada pelo efeito cumulativo de exposição solar. A pele se torna áspera com algumas manchas(brancas,rosadas ou castanhas). È um tipo de lesão pré câncer,(as células estão displásicas(alteradas),mas não existe uma lesão ainda.. *o tratamento para a ceratose actínica,vai de conservador(medicamentos )a terapias ablativas,(fotodinâmica, etc..).Se não for tratada,geralmente forma, a longo prazo, o carcinoma espinocelular.


•4-CAUSAS: -Exposição aos raios ultravioleta da luz solar . -Câmaras de bronzeamento -Imunossupressão (Sistema imunológico alterado ) -Exposição a altos níveis de radiação ionizante ( RX, etc) -Contato com substâncias químicas (como arsênio, hidrocarbonetos,piche,óleos, e fuligem (carcinoma de células de escamosas) .

•5-FATÔRES DE RISCO: -Verrugas grandes ou numerosas,presente desde o nascimento -Pessoas com pele clara,cabelo claro e olhos azuis -Alterações genéticas como albinismo e xeroderma pigmentoso(baixo nivél de pigmentação da pele) -Pessoas que tiveram ou foram tratadas do cancêr de pele -Casos de doenças de Ca de Pele na familia

•6-EXAMES: De inico exame físico,depois se necessário,de sangue,anatomopatológico da lesão(biópsia),ver espessura do tumor,ultra-sonografia de abdome,Rx de tórax e outros.

•7-TRATAMENTO:Vai depender do tipo de lesão e sua classificação.

-Remoção cirúrgica (excisão simples para os tipos CBC e CEC).

 -Eletro dissecção e curetagem (queima o tecido).

-Criocirurgia (congela a área da lesão com nitrogênio líquido). -enxertos pós cirurgico,etc....

-Radioterapia; quando não é indicado a cirurgia(idosos, imunodeprimidos etc..)











•8-REGRAS PARA IDENTIFICAR O MELANOMA MALIGNO:(ABCD" do melanoma):

A - Assimetria: Um lado completamente diferente do outro

B -Borda irregular: Podem ser margens entalhadas ou irregulares

C -Cor: Freqüentemente uma mistura de preto, bronzeado, marrom, azulada, vermelho ou branco


D -Diâmetro: Em geral maior que 6 mm (maior que uma borracha de  lápis) e qualquer mudança em tamanho.


•8-PREVENÇÃO:

-Use óculos de sol escuros para proteger os olhos e pálpebras
-Exposição solar limitada,evite os intensos raios do sol entre 10 até 16hs.
-Use protetores solares com fator de proteção FPS) pelo menos 15 minutos antes exposição ao sol.
 -Se a pele for muito sensivel ou clara, use mangas longas e chapéu de aba larga.
-Evite bronzeamento artificial.
-Faça auto-exames mensal,com ajuda de espelhos e familiares,descubra o aparecimento de pintas e manchas.

#-Como identificar o câncer da pele:  fique atento a alguns sinais:

·crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
·Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor,textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; · Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira,crostas, erosões ou sangramento.
*·Procure o médico se notar qualquer alteração na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário