
1-Descrição:
A Depressão é causada por um desequilibrío químico que afeta o cérebro.
(também chamada de transtorno depressivo maior) caracteriza-se por diversos sinais e sintomas, há dois que são essenciais:
1=- Humor sempre baixo, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio;
2- Diminuição na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.
A depressão diferencia-se do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por que ela apresenta uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.
De acordo com o DSM-IV(diagnostic and statistical manual of mental desorders)
Os 6 sintomas fundamentais no seu diagnóstico são:
1-ESTADO DEPRIMIDO -sentir deprimido a maior parte do tempo
2-ANEDÔNIA: diminuiçao ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina
3-SENSAÇÃO DE INUTILIDADE OU CULPA EXCESSIVA
4-DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
5-INSÔNIAS NOTURNAS E HIPERSÔNIAS DIÁRIAS persistentes que na maioria dos casos nos impossibilita de trabalhar
6-IDÉIAS DE MORTE OU SUICÍDIO ligadas geralmente com baixa estima
2-_FATORES DESENCADEANTES:
A)Fatores biológicos como alterações nos níveis de neurotransmissores (principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina) interferem para depressão.
B)Alguns hormônios também podem desempenhar um papel importante ainda que isto não esteja muito claro.
C)Atrofias em certas áreas do cérebro (particularmente no lobo pré-frontal) responsáveis pelo controle das emoções e produção de serotonina são responsáveis por distúrbios depressivos importantes.
D)E ainda, fatores Psico-sociais, causas físicas (traumatismos),
E)outros fatores relacionados ao desenvolvimento de depressão como; medicamentos betabloqueadores: corticosteróides, anti-histamínicos, analgésicos e antiparkinsonianos podem causar depressão, bem como a retirada de qualquer medicação utilizada a longo prazo.
3-- TRATAMENTOS:
São exemplos de tratamentos comuns para a depressão:
1-tratamento medicamentosos.antidepressivos, ansioliticos , serotonimicos etc..
2- A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) ou em inglês Repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) pode ser uma alternativa para os pacientes resistentes aos medicamentos.
3-praticar exercícios regularmente e participar de atividades desportivas e sociais pode ajudar o paciente a superar os sintomas da depressão.
4-Psicoterapia comportamental
5-Eletroconvulsoterapia
6-Estimulação Magnetica Transcraniana
7-Suplementos alimentares
8-Actividade Física a longo-prazo controlada por profissionais da Educação Física está associada a redução do nível de depressão ligeira ou moderada.
4-CLASSIFICAÇÃO
A depressão é muitas vezes classificada como distimia quando os sintomas permanecem por períodos muito longos de tempo (pelo menos seis meses) de forma "leve", enquanto que nas ocorrências graves da depressão os sintomas atingem proporções incontroláveis, impossibilitando as atividades normais do indivíduo e obrigando a internação devido ao alto risco de suicídio.
Do ponto de vista didático, a depressão clínica pode ser dividida em 6 tipos principais.
1- Depressão maior
Os pacientes com este tipo de depressão apresentam pelo menos 5 dos sintomas listados a seguir, por um período não inferior a duas semanas:
a-Desânimo na maioria dos dias e na maior parte do dia (em adolescentes e crianças
b-há um predomínio da irritabilidade)
c-Falta de prazer nas atividades diárias
d-Perda do apetite e/ou diminuição do peso
e-istúrbios do sono — desde insónia até sono excessivo — durante quase todo o dia
f-Sensação de agitação ou languidez intensa
g-Fadiga constante
h-Sentimento de culpa constante
i-Dificuldade de concentração
j-Idéias recorrentes de suicídio ou morte
2- Depressão crônica (distimia)
A depressão crônica leve, ou distimia, caracteriza-se por vários sintomas também presentes na depressão maior, mas eles são menos intensos e duram muito mais tempo — pelo menos 2 anos. Os sintomas são descritos como uma "leve tristeza" que se estende na maioria das atividades. Em geral, não se observa distúrbios no apetite ou no desejo sexual, mania, agitação ou comportamento sedentário. Os distímicos cometem suicídio na mesma proporção dos deprimidos graves. Talvez devido à duração dos sintomas, os pacientes com depressão crônica não apresentam grandes alterações no humor ou nas atividades diárias, apesar de se sentirem mais desanimados e desesperançosos, e serem mais pessimistas. Os pacientes crônicos podem sofrer episódios de depressão maior (estes casos são conhecidos como depressão dupla).
3- Depressão atípica
As pessoas com esta variedade geralmente comem demais, dormem muito, sentem-se muito enfadadas e apresentam um sentimento forte de rejeição.
4- Depressão pós-parto
Em alguma situações pós-parto surge depressão que é chamada de "depressão pós-parto".
5-Distúrbio afetivo sazonal (DAS)
episódios anuais de depressão durante o outono ou o inverno, que podem desaparecer na primavera ou no verão, quando então tendem a apresentar uma fase maníaca.
Tensão pré-menstrual (TPM)9CAUSA HORMONAL)
6- Pesar
reação de luto,resposta emocional saudável e importante quando se lida com perdas. Normalmente é limitado, dura entre três e seis meses. A pessoa passa por uma sucessão de emoções que incluem choque e negação, solidão, desespero, alienação social e raiva. O período de recuperação consome outros 3 a 6 meses. Após esse tempo, se o sentimento de pesar ainda é muito intenso, ele pode afetar a saúde da pessoa ou predispô-la ao desenvolvimento de uma depressão propriamente dita.
7-Causas da depressão
Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.
8-Fatores Psico-sociais
acontecimento estressante como o fator precipitante da doença.
A perda recente de uma pessoa amada é o fato mais citado
Acontecimentos traumáticos, como a perda súbita de um ente querido, ou mesmo eventos naturais como enchentes, podem causar uma depressão imediata, sendo necessário um longo período de recuperação.
9- Alguns fatores genéticos ou biológicos podem explicar a maior vulnerabilidade de certas pessoas.
10-Dentre os fatores psico-sociais causadores de depressão, problemas relacionados à convivência e relacionamento no ambiente de trabalho também têm fundamental importância para o desenvolvimento da doença em questão.
11-Fatores Biológicos
Alterações nos níveis de neurotransmissores (principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina) relacionam-se à susceptibilidade para depressão. Alguns hormônios também podem ter um papel importante – ainda que isto não esteja muito claro. Ainda, atrofias em certas áreas do cérebro (particularmente no lobo pré-frontal) responsáveis pelo controle das emoções e produção de serotonina são responsáveis por distúrbios depressivos importantes.
12-Factores Fisicos (Traumatismos)
Em algumas depressões podem ser encontradas causas fisicas para a sua existência.
13-Medicamentos como betabloqueadores, corticosteróides, anti-histamínicos, analgésicos e antiparkinsonianos podem causar depressão, bem como a retirada de qualquer medicação utilizada a longo prazo.
Tratamento
A eletroconvulsoterapia (ECT) é utilizada para indivíduos que não tiveram resposta satisfatória ao
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário