Doenças degenerativas da coluna

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

****COMPRESSAS (QUENTE X FRIA)***


1-DEFINIÇÃO:As compressas quentes ou frias são boas aliadas para as dores, e outras ocorrencias de saude, pois tem ação analgésica, diminue edemas etc...(bolsa de agua quente, bolsa de gelo, compressas etc..)


2-TIPOS DE COMPRESSAS:

* Existem dois tipos de compressas: as quentes, usadas para aliviar dor, proporcionar umidade e favorecer o relaxamento muscular e a drenagem de feridas e abscessos; e as frias, que ajudam principalmente a estancar pequenos sangramentos, aliviar dores de cabeça,abdominais coluna etc.. Diminuir manchas roxas9hematomas causadas por traumas, pancadas e lesões e reduzir inchaços (edema) da pele.


3-COMO USA-LAS:

*Atenção: Escolha sempre o tipo certo de compressa: sem esse cuidado, você poderá obter efeitos opostos.

-INDICAÇÕES:


1-COMPRESSA QUENTE:(O calor atua relaxando os músculos e facilitando a circulação através da vasodilatação, acalmando assim a dor e diminuindo o edema local.


-O uso de compressas quentes é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e ajuda no tratamento de doenças inflamatórias.

-Compressas quentes devem ser utilizadas(NOS TRUMAS) somente após a diminuição do inchaço.(edema) O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento da inflamação.

-A compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas são ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.

Para que não haja queimaduras no local afetado devido aplicação das compressas deve -se ter cuidado no método de aplicação de compressas quentes. Uma forma que aplicar as compressas é utilizando toalhas quentes. As toalhas devem ser imersas na água quente e depois torcidas para evitar o acúmulo de água. As bolsas de agua quente devem ser protegidas com capa.

-APLICAÇÕES QUENTES

Material:

Bolsa de borracha, forro para cobrir a bolsa, de preferência flanela, água quente a 55ºC.

2-COMPRESSA FRIA:(O frio age pela contração dos vasos sanguíneos, a dor local e impede a formação de hematomas e abcessos. Em certos tipos de ferimentos abertos, controla a hemorragia.)

-As compressas frias são indicadas para torsões, contusões, e até mesmo para extrações de dente. A aplicação de compressas pode diminui a dor e espasmos musculares facilitando a movimentação da articulação afetada. Em casos de infecções, fratura exposta ou perda de sensibilidade no local não é recomendada a aplicação de compressas frias.

APLICAÇÕES FRIAS

Tem como indicação acalmar a dor, diminuir a congestão local, abaixar a febre e controlar hemorragia.

A aplicação fria é realizada através de bolsa de gelo e de compressas geladas.
-DICAS DE APLICAÇÃO:Deve-se aplicar as compressas frias imediatamente após ter ocorrido a lesão. De forma alguma deve-se aplicar gelo diretamente na pele,usa-se o gelo dentro de um plástico ou mesmo envolvido numa toalha. Deve-se pressionar a área do trauma por pelo menos 15 minutos ou até que a região fique avermelhada.

-Cuidado para não utilizar as compressas frias por muito tempo. Caso a pele fique avermelha, quente, comece a coçar, ou mesmo doer, interrompa o tratamento com as compressas.(somente 10 a 20 minutos)
-

Material:

Bolsa de borracha, tecido para cobrir a bolsa e gelo picado.

Dicas de Aplicação de Gelo
Nunca se deve aplicar gelo diretamente na pele. A melhor forma de se aplicar é utilizando o gelo dentro de um plástico, ou mesmo envolvido numa toalha. As compressas de gelo podem ser utilizadas imediatamente após ter ocorrido o trauma.

Compressa usando tolha molhada: molhe uma toalha com água fria, torça a tolha para diminuir a quantidade de água. Deixe a tolha no freezer para que água congele, após aplique no local do trauma por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento algumas vezes.

Massagem com gelo : coloque água em um copo plástico, leve ao freezer e retire quando ocorrer o congelamento. Forre o copo com um plástico, após massageie a pele sobre a área muscular por um período de 7 a 10 minutos.

Aplicação de gelo moído: coloque gelo moído em um saco plástico, após cubra o local afetado por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento com intervalo de tempo.

Gelo terapêutico: em saco plástico misture 100ml de álcool medicinal e 300ml de água. Deve-se se certificar que a mistura está homogênea para levá-la ao freezer. Após a mistura congelada, retire-a do freezer. Enrole o gelo terapêutico em um pano úmido e aplique-o por 20 minutos.

Compressas de gelo não devem ser usadas por muito tempo. Se durante o período de aplicação de compressas frias a pele ficar vermelha, quente, coçar ou doer, pare o tratamento com o gelo.


Fontes:
http://www.dicasdesaude.net
http://enfermagemweb.
http://www.bemdesaude.com

2 comentários:

  1. Obrigada pelas informações,foram de grande valia pra mim.Como estudante de enfermagem.

    ResponderExcluir
  2. muito bom.estou com um problema sério em minha perna esquerda,6 medicos me avaliaram e não sabem o que eu tenho,fui em uma massagista e ela disse que é o nervo ciático.a comprensa quente ajuda a diminuir a dor.obrigada.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário