Doenças degenerativas da coluna

domingo, 23 de janeiro de 2011

DOR DE GARGANTA(Amigdalite X Faringite)


1-DEFINIÇÃO:
a-Faringite é a inflamação da faringe, enquanto que, amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas se manifestam como dor de garganta e como normalmente ocorrem simultaneamente, denominamos esse quadro como faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas tem predominantemente amigdalite, enquanto outras, faringites.

2-CAUSAS:

-A faringoamigdalite ou dor de garganta,pode ser causada por infecções bacterianas ou virais.A maioria dos casos é de origem viral,causada por vários tipos de virús.
A presença de dor de garganta é inclusive um dos critérios para se diferenciar gripe de resfriado.

-As faringites virais são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das faringites ou amigdalites bacterianas que devem ser tratadas com antibióticos e podem levar a complicações como abscessos e febre reumática.

3-SINTOMAS:

O quadro clínico típico das faringoamigdalites é:

- Dor de garganta
- Febre
- Dores pelo corpo
- Dor de cabeça
- Prostração

*Todos os sintomas, são comuns às infecções virais e bacterianas,porém, alguns outros podem indicar se o patógeno é de origem viral ou bacteriana.

*Normalmente as faringites virais são acompanhadas de outros sinais de infecção respiratória alta,como tosse, espirros,constipação nasal, conjuntivite e rouquidão.
Faringite viral - Inflamação sem edema de úvula, sem pus ou petéquias.

*As amigdalites bacterianas, além de não causarem os sintomas descritos acima, costumam apresentar pontos de pus nas amígdalas e aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas). A febre da infecção bacteriana costuma ser mais alta, mas isso não é uma regra.A faringite bacteriana também pode causar edema da úvula e petéquias no palato (pontos hemorrágicos).Amigdalite bacteriana,pontos de pus nas amígdalas e no inchaço da úvulae petéquias no palato.
*A presença de pus e linfonodos aumentados fala fortemente a favor de uma faringite bacteriana,porém,podem ocorrer em algumas infecções virais,nomeadamente na mononucleose infecciosa(DOENÇA DO BEIJO ).
. A mononucleose é causada pelo Epstein-Barr vírus,apresenta-se com febre,amigdalite purulenta,aumento de linfonodos na região posterior do pescoço (ao contrário da amigdalite bacteriana que apresenta aumento dos linfonodos da região anterior do pescoço),aumento do baço, perda de peso,cansaço extremo e sinais de hepatite.

4-EXAMES:(distinguir uma amigdalite viral de uma bacteriana)

-È FEITO através da coleta de material da garganta por swab ou Zaragatoa, uma vareta com algodão na ponta,onde se colhe material da área inflamada para avaliação laboratorial.
-Avaliação clinica
-Outros exames poderão ser solicitados em casos especias, como em amigdalites de repetição.9bacterioscopia..etc..

5-TRATAMENTO:
-Se houver suspeita de faringite viral,o tratamento é repouso,hidratação ,bebidas quentes e medicamentos sintomáticos(Para dor, febre inflamação etc..).
- Se o quadro sugerir faringite bacteriana deve-se iniciar antibióticos visando acelerar o processo de cura,a prevenção das complicações e a transmissão para outras pessoas..

*- O Antibiotico deve deve ser usado até o final do tempo prescrito,mesmo que os sintomas desapareçam já nos primeiros dias. O tratamento feito com derivados da penicilina dura 10 dias. Nos pacientes alérgicos a penicilina,uma opção é a Azitromicina 500mg por 5 dias. Nos doentes com intenso edema da faringe que não conseguem engolir comprimidos,ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias,uma opção é a injeção de penicilina(Benzetacil,1200,600ou 400),administrado em dose única.Não tome antibioticos sem prescrição,consulte seu médico para fazer o diagnostico diferencial!
-
6-COMPLICAÇÕES:

-Entre as complicações das faringites bacterianas, a principal é a febre reumática. Causada pela bactéria Streptococcus, ocorre principalmente em jovens e crianças.

-Outro tipo de faringite causada por bactérias é a Escarlatina). Apresenta-se como rash difuso e também pode levar a febre reumática.
-A glomerulonefrite pós estreptocócica é uma lesão renal também causada pela mesma bactéria Streptococcus,que costuma cursar com hipertensão, hematúria e insuficiência renal aguda.

7-TRATAMENTOS ALTERNATIVOS:

•Mel,Própolis: Apresenta efeito anti-inflamatório pequeno.Quem quiser alívio
•Para o alivio sintomático sem tomar remédios,o ideal é realizar vários gargarejos diários com água morna e uma pitada de sal.
•A retirada das amígdalas (amigdalectomia) é uma opção não muita aplicada hoje em dia!
•Chá de limão bem quente com uma colher bem generosa de mel.

•Receita-1(flores de maracuja)
-Uma xícara de chá de água
-Duas colheres de sopa de flores picadas
Modo de Preparo:
Primeiramente, ferva a água.Depois acrescente as flores de maracujá picadas e deixe descansando,tampado,por cerca de dez minutos. Coe em seguida.

Posologia
Com o líquido morno, faça gargarejos quatro vezes ao dia.

•Garagarejo com vinagre
-Um copo médio de água
-Três colheres de sopa de vinagre (de vinho ou de álcool)
-Duas colheres de chá de sal
Modo de Preparo:
Aqueça e mexa bem os ingredientes.

Posologia
faça gargarejos durante o dia e, especialmente, antes de dormir e de manhã quando levantar, no máximo em dois dias a dor deverá ter desaparecido. Se em três dias não desaparecer, procure um médico.

•Receita 2- com gengibre
-1 litro e meio de de água
-duas colheres de sopa de gengibre
-4 colheres de açúcar
-1 limão
-Cravo
-Canela
Modo de Preparo:
Primeiramente, faça com que o açúcar se torne um caramelo e acrescente o gengibre, uma fatia do limão (sem a casca), o cravo e a canela. Acrescente a água e deixe ferver por cerca de 15 minutos mexendo de vez em quando. Feito isso, basta coar.

Posologia
Tome quente, sobretudo antes de se deitar.

Cuidados
Evitar excessos se há problemas estomacais

Receita 3(com oregano)
-20 gramas de flores de orégano
-1 litro de água
-Mel
-Suco de limão ou suco de laranja
Modo de Preparo:
Primeiramente faça uma infusão com as flores de orégano e a água. Deixe descansar por 20 minutos e acrescente, ao tomar, o mel, suco de limão ou de laranja.

Posologia
Beba três pequenas xícaras do chá durante o dia

-Receita 4(Óleo de andiroba) Esta receita não conta com mistura de ingredientes, mas sim a aplicação exclusiva deste óleo, ótimo anti-séptico, anti-inflamatório e cicatrizante.Com o auxílio de um chumaço de algodão e espátula,aplique o óleo de andiroba na inflamação através de movimentos circulares.

-Reeita 5-(Chá de romã):
1- romã cortada em cruz com casca e dois copos de água filtrada.Leve a romã com a água ao fogo,e quando a água estiver morna,adicione uma colher de chá de sal e uma colher de chá de vinagre.Faça gargarejos pelo menos três vezes ao dia,repita o processo até a cura da garganta.

8-CUIDADOS:

-EVITE O CONTÁGIO COM PESSOAS INFECTADAS
-Beber líquidos gelados ou sorvete não pioram a dor de garganta mas algumas pessoas obtêm alívio sintomático com alimentos quentes.
-Não fazer uso de antibioticos nas infecções virais,se iniciar o antibiotico não suspenda o tratamento com antibioticosna infecção bacteriana(Causara resistencia da próxima vez que usa-lo).
-Remedios naturais são só paliativos e dependem da infecção, não vaõ cura-las.
FONTE:
Clique mdssaude

-OUTRAS FONTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário