Doenças degenerativas da coluna

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ARTRITE



1-DEFINIÇÃO:
A artrite é o conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas.O termo artrite é erroneamente utilizado como sinônimo de reumatismo(que é uma doença imunologicamente mediada),diferente da artrite que é uma reação inflamatória inespecífica e multicausal.

2-TIPOS DE ARTRITE:

As artrites são classificadas em:

-ARTRITE DEGENERATIVA:
Doença crônica caracterizada por degeneração da cartilagem articular, hipertrofia óssea,dor ao movimentar-se.Acomete preferencialmente joelhos, as articulações coxofemorais e a coluna espinhal.

- ARTRITE GOTOSA:
É uma doença causada por reação inflamatória a microcristais minerais de urato. Apresenta maior incidência no sexo masculino devido a fatores culturais e, na mulher, é mais frequente após a menopausa.Acomete principalmente o hálux (dedo do pé),dorso do pé,tornozelos,joelhos e cotovelos,deixando a região quente,dolorosa e hiperemiada(vermelhidão).Pode haver febre e,normalmente, há limitação dos movimentos devido a dor.O ácido úrico está elevado em 85% dos casos.

-ARTRITE PIOGÉNICA AGUDA:
As articulações mais afetadas são as coxofemorais,os joelhos,ombros e,menos freqüentemente,tornozelos,cotovelos, articulações sacrilíacas e os punhos.

- ARTRITE PSORIÁTICA:
A psoríase é uma doença de pele, autoimune,caracterizada por erupção eritêmato-escamosa.Podendo também apresentar quadro articular grave.

- ARTRITE REUMATÓIDE;
A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune sistêmica com notória predileção pelas articulações periféricas.É a mais comum das doenças reumáticas inflamatórias. Doença crônica caracterizada por degeneração da cartilagem articular,hipertrofia óssea,dor ao movimentar-se.Acomete preferencialmente joelhos,as articulações coxofemorais e a coluna espinhal.

-A- QUANTO A DURAÇÃO:

-ARTRITE AGUDA:que possui duração de menos de 3 meses
-ARTRITE CRONICA:que tem duração de mais de 3 meses.

B-QUANTO A CAUSA:

* artrite inflamatória (causa auto-imune)
* infecciosa(bactérias,estafilococo,estreptococo),picada de carrapato,ou um virús.

C-QUANTO AOS TIPOS:

- artrite reumatóide,caracterizada por sintomas simétricos(em geral os 2 joelhos,os 2 cotovelos,são atingidos)isso afeta várias articulações(poliartrite).
- poliartrite são: o lupus eritematoso sistêmico ou a artrite psoríaca.
- monoartrites a gota ou a espondilartrite anquilosante.

3-CAUSAS:
-infecçoes
-doenças autoimunes
-Outras causas
-traumatismos

4-SINTOMAS:
- A articulação apresenta os sintomas típicos de uma inflamação:dores,calor, vermelhidão e tumefação articulação inchada),às vezes acompanhada de febre.
-As dores são quase sempre noturnas e aumentam quando se está em repouso (sem atividade).
-Amanhecer com dor e rigidez articular;
- Ter as atividades de parte ou todo dia limitadas;
- Não saber, ao deitar à noite, como será a manhã seguinte;
-edema nas articulações
-inflamação
-rigidez muscular
-deformação dos membros

5-TRATAMENTOS:
1.Tratamentos medicamentoso:DIFERENTE PARA CADA TIPO DE ARTRITE.

- Em caso de atrite inflamatória: os antiinflamatórios não-esteróidas ou AINES (diclofenac,...).

- Em caso de artrite infecciosa:os anti-infecciosos (antibióticos,...),em função do agente infeccioso.Antiinflamatórios.

-Para dores relacionadas à artrite,são utilizados os analgésicos:paracetamol,ou os AINES (antiinflamatório não esteróidal,como indometacina,diclofenaco,naproxeno. (comprimidos,cremes ou em pomadas.)

-Tratamentos habituais da artrite reumatóide,somente a título indicativo:
- antipalúdico (hidroxicloroquina, cloroquina),sais de ouro,metotrexato, a ser tomado em geral 1 vez por semana!( injeção ou comprimido],salazopirina,antagonistas do TNF-alfa=biológicos ou bioterapêuticos...

*Atenção:esses tratamentos necessitam de prescrição médica,(risco de efeitos secundários,erro de diagnóstico..etc.)


2. Outros tratamentos:

- a fisioterapia
- a cirurgia
- acumpultura

3-Tratamento com Plantas medicinais: As plantas devem ser usadas como medidas complementares.

* A garra do diabo, que geralmente é utilizada em forma de comprimido.

* A arnica, que geralmente é utilizada em forma tópica (gel, creme, pomada,...)

* O salgueiro-branco, que geralmente é utilizado em forma de comprimido, cápsula...

* A pimenta Cayenne, que geralmente é utilizada em forma de creme ou compressa.

* O freixo, que geralmente é utilizado em forma de cápsula.

6-CUIDADOS:

- Pratique exercícios (caminhada, esportes)sem esforço excessivo(não levante peso).
- evite esportes perigosos paras as articulações como o futebol ou o squash (ruins principalmente para a região dos joelhos).
- Exercício físico um dos melhores "remédios" para tratar a artrite.
- Tratamento complementar combinado com remedios.
- Adote alimentação rica em vitaminas,minerais,frutas,legumes,lacticínios e peixes, (principalmente os que contêm ômega-3)
- Reduza o seu consumo de carne.
- Controle a sua pressão sangüínea,taxa de colesterol,pois existe um risco maior de complicações cardio-vasculares em pacientes que sofrem de artrite reumatóide. artrite).
- Utilize com consentimento médico,medicamentos à base de plantas medicinais para complementar o seu tratamento de base.
- Tome banhos quentes (Se for cArdiaco não tomar)
- Utilize calçados confortáveis e adaptados aos seus pés.
-Reduzir o peso se necessário.
- Fazer exames laboratoriais periódicos

7-EXAMES LABORATORIAIS:

Exames laboratoriais: avaliação da atividade inflamatória
- VSG (velocidade da sedimentação globular,também denominado hemossedimentação e eritrossedimentação),
- proteína C reativa e menos vezes alfa-1 glicoproteína ácida.Costumam estar elevados proporcionalmente à gravidade da doença e diminuir com o sucesso do tratamento.(Estes testes não são específicos,podem estar elevados em qualquer doença que provoque inflamação ou infecção).
-O fator reumatóide(FR)é a anormalidade imunológica mais marcante da AR.Aparece em 80% dos pacientes,é utilizado como critério diagnóstico de primeira.Pode não estar presente em 20% dos pacientes com AR,demorar até 1 ano para tornar-se positivo. Aparece em outras doenças reumáticas e não reumáticas como;hepatite cronica , hepatite viral,lepra,tuberculose,cancer e outras.Nestes casos, o título (concentração)costuma ser mais baixo.
-fator perinuclear e anticorpos anti-queratina,são menos vezes positivos mas podem ser as únicas alterações precoces e,deste modo,proporcionar diagnóstico em fase inicial da doença.
- Hemograma completo,plaquetas,transaminases .. etc.
- exame comum de urina são obrigatórios, para avaliar os efeitos colaterais dos medicamentos usados.
-pesquisa de vírus de hepatite principalmente vírus C) são incluídos na avaliação inicial e,eventualmente, durante a evolução.
-exames para avaliar função renal e fígado.
- Exames por imagens(RX,Tomografia,Ressonancia Magnetica,Ecografia ,Ultrassom.

7-ARTITE REUMATÓIDE:(AR)

Doença inflamatória auto-imune(ataca suas próprias articulações),afeta o tecido sinovial(membrana conjuntiva que cobre o lado interno das articulações),atingindo as mãos,os pés e os punhos,mas pode se estender a outras partes do corpo,como aos tecidos conjuntivos,dái ser chamada de doença do tecido conjuntivo.

*Evolui após muitos anos,começa geralmente aos 25 anos,mas é somente anos mais tarde que os primeiros sintomas aparecem(40-60 anos).Afeta principalmente as mulheres 70%).
*A causa da artrite reumatóide (AR)é uma doença auto-imune.Celulas do organismo atacam a articulação)levando a uma inflamação).
*A hereditariedade tem papel importante na doença
*Determinados fatores como: gripe ou o estresse podem desencadear surtos

a*SINTOMAS:
. Dores e inflamações articulares que afetam principalmente as (pequenas) articulações das mãos, dos punhos e do pé (antepé).

. As articulações têm sinais clássicos de inflamação: vermelhidão, dor, calor e tumefação (edema).

. As articulações ficam enrijecidas e anquilosadas.

. As articulações como, por exemplo, as da região dos dedos das mãos ou dos pés podem ficar deformadas. Falamos em "golpe de vento" (símbolo da deformação)

. A doença se caracteriza por danos simétricos (pé direito e esquerdo são afetados simultaneamente, por exemplo).

. As dores são quase sempre noturnas e aumentam quando se está em repouso (sem atividade).As mais fortes ocorrem pela manhã e diminuem ao longo do dia (após ter caminhado um pouco e feito as atividades do dia).

. Durante a fase de inflamação ou surto,sintomas como a febre, perda de peso e de apetite são freqüentes.

.É uma doença crônica que evolui por fases.Surtos quando a doença evolui,os sintomas se acentuam,aumenta a inflamação,pode durar várias semanas ou meses.)Quando a doença e seus sintomas não se manifestarem mais ou muito pouco,é chamada fase de remissão.

b*COMPLICAÇÕES

.A DOENÇA pode evoluir após alguns anos(na forma evolutiva),para inflamações que afetam outras partes do corpo,além das articulações,pode atingir os tendões,a pele (com o aparecimento de nódulos),o pulmão,o pericárdio,etc.Daí a importancia,do tratamento e acompanhamento médico precocemente.
.A (AR)tambem causa anemia com freqüência.

.AR tem tendência em desaparecer durante a gravidez,retorna,após o término desta.

c*DIAGNOSTICO:

- observar o paciente e suas aritculações(constatar deformações,sinais inflamatórios, etc.)
- análise sangüínea para medir a gravidade da AR através da detecção do anticorpo chamado fator reumatóide,outros anticorpos específicos ou ainda a proteína C-reativa.
-O diagnóstico também pode ser confirmado e/ou revelado através de radiografias para constatar as (eventuais) lesões nas articulações. .

d*TRATAMENTO DA ARTITE REUMATÓIDE:

- os anti-inflamatórios não-esteroidais ou AINES (diclofenac, ibuprofeno,paracetamol (ANALGESICO)(A tomada de AINES é mais eficaz à noite ou ao se deitar do que em outros momentos do dia).

- corticóides (oral ou injetável)quando os sintomas da AR estiverem mais avançados.

- tratamentos de fundo da artrite reumatóide: antipalúdicos (hidroxicloroquina, cloroquina,...),sais de ouro, metotrexato,tomado em geral,1 vez por semana(Injetável ou comprimidos),salazopirina.

- os antagonistas do TNF-alfa ou *biológicos (bioterapêuticos),quase sempre são combinados com metotrexato injetável para melhorar a eficácia do tratamento.

LEMBRETE:
*Estes medicamentos DMARDs (demorarem um certo tempo antes de fazer efeito, 8 a 12 semanas,devem ser tomados em um determinado período(vários meses ou anos).
É importante saber que esses medicamentos, exercem um efeito diferente em cada pessoa,algumas reagirão bem,outras ao contrário.
*Os tendões devem ser operados quando rompem,ou quando já bastante lesados, a função fica muito prejudicada. Muitos adaptam-se com suas limitações e recusam cirurgia.
*Grandes destruições articulares levam a dor forte e incapacidade de ;caminha, erguer-se de uma cadeira,sair da cama,usar o vaso sanitário, usar talheres). Nestes casos estão indicadas as próteses articulares cujos resultados,na maioria das vezes, são gratificantes.
*Medicamentos,como o metrotexato,podem apresentar efeitoscolaterais sérios, exames regulares permitirão limitar ao máximo os riscos.

* Outros tratamentos:
- acumpultura
- a kinesiterapia
- a ergoterapia (para limitar ou evitar as deformações)
- a cirurgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário