Doenças degenerativas da coluna

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

* * * *DISFUNÇÃO ERÉTIL * * *


1■-DEFINIÇÃO:
É a incapacidade recorrente no homem em ter ou manter uma ereção do pénis,no ato sexual,cujas causas podem ter origem psicológicas ou físicas.

-Quando é psicológica,e o fator ansiedade existe em relação ao ato sexual(ansiedade de performance e falta de experiência),recomenda-se procurar ajuda de um terapeuta.

-Quando a causa é física,é devido a problemas no endotélio(revestimento interno das artérias do corpo).O Cérebro comanda a liberação de óxido nítrico,responsável por facilitar o relaxamento da musculatura dos corpos cavernosos do pénis,que se enchem de sangue e geram a ereção.
-Alguns "hábitos ligados ao estilo de vida" afetam as ereções como:fumar,ingerir bebidas alcoólicas em excesso,excesso de peso.

2■-CAUSAS:(dificuldade em atingir ou manter a ereção)

* psicológicas: Ansiedade,Depressão,Fadiga,Culpa,Stress,Problemas referentes ao casamento,Problemas financeiros,Ansiedade por desempenho(performance),Uso Excessivo de álcool,Conflitos de identidade sexual(preferência,opção sexual e orientação sexual).

*físicas:

-Priapismo é uma ereção que dura mais que o normal,causada não por desejo sexual;envolve o corpo cavernoso,é resultado de uma entrada anormal de fluxo no pénis ou diminuição ou perda de saída desse fluxo.Se uma ereção durar mais que 4 horas,há risco de comprometer o tecido,e resultar em Disfunção Sexual.
- uso de medicamentos(aplicações intracavernosas,antihipertensivos,drogas tipo cocaína etc...).
-patologias que causam alterações hematológicas como anemia falciforme ou leucemia podem causar Priapismo.

** HÁ A NECESSIDADE URGENTE DE PROCURAR UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA,para que a ereção seja interrompida!

-Problemas neurológicos:Lesões na coluna,defeitos congênitos tais como medula espinal bífida,tumores ou aumento da pressão no crânio e doenças musculares tais como esclerose múltipla podem levar à Disfunção Erétil.

-Obesidade:pode ser um fator de risco de disfunção sexual em ambos os sexos,existe forte associação entre obesidade e disfunção erétil,esse risco aumenta conforme aumenta o IMC(índice de massa corpórea).A obesidade causa repercussões psicológicas de auto-estima e depressão,devido à avaliação global da auto-imagem e dos genitais.

-risco cardiovascular:é bastante comum em homens que têm problemas coronarianos.

-Impotência Resultante de Traumas:na região pélvica ou coluna,pode resultar em impotência,no diafragma urogenital encontra-se nervos e artérias que suprem o pénis.
.Um trauma direto no pênis pode resultar em uma fratura ou ruptura dos compartimentos eréteis,causando dor e inchaço no pênis,sendo às vezes inviável a atividade sexual,tornando-se necessária uma correção cirúrgica.
-Traumas na coluna,podem causar impotência,caso haja ferimentos na medula espinhal.
-Cirurgia e trauma;cerebral,espinhal e região pélvica,aumentam o risco de distúrbios de ereção.
- Cirurgias radicais para câncer do intestino e geniturinárias.
-Problemas Hormonais:doenças,renais,ou do fígado podem causar alteração,do hormonio que controla a ereção(índices baixos de testosterona são um fator agravante).
-Doenças da próstata:a próstata produz um líquido que junto com à secreção da vesícula seminal formam o sêmen.Nela,ocorre a transformação do principal hormônio masculino;a testosterona,em diidrotestosterona,responsável pelo controle do crescimento da glândula(relacionada com o avanço da idade);O aumento comprime
a uretra,dificultando a passagem da urina e o semem.Os principais sintomas são:
-Atraso para iniciar a micção e/ou esforço para finalizar a micção.
-Prolongamento do tempo para micção
-Jato miccional entrecortado dividindo a micção em 2 ou mais tempos
-Dificuldade em urinar com a bexiga cheia
-Aumento do número de vezes que urina (Polaciúria)
-Urgência em urinar
-Sangue ou ardor ao urinar
-Aumento da freqüência com que vai ao banheiro à noite (Nictúria)
-Globo vesical palpável (devido à retenção da urina)
-Gotejamento ao final da micção

*Em casos de obstrução mais grave há necessidade da colocação de uma sonda na bexiga para permitir a drenagem da urina.

*Existem 3 tipos de doenças que podem afetar a próstata: a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB ),a prostatite(inflamação ou infecção da glândula)e o câncer da próstata.

3■-EXAMES PARA DIAGNOSTICO.
- PSA (antígeno prostático específico),um exame de sangue que informa sobre a possível malignidade da próstata.(O ideal é fazer o exame de toque e o PSA)
*Tanto o toque como o PSA têm seu índice de falha,por isso é importante fazer os 2 associados.
- ultra-sonografia de próstata,
- endoscopia urinária e urodinâmica para diagnóstico.
--Exame físico completo.
-Confirmar (DE) e não outra forma de disfunção sexual.A (DE) é um problema persistente(dificuldade de obter ou manter a ereção pelo tempo necessário a uma relação sexual completa).
-Impotência e Disfunção Erétil não são a mesma coisa.
-A impotência inclui a Disfunção Erétil,mas pode igualmente significar outras causas,como medo de falhar,estresse,ansiedade, depressão e baixa auto-estima.

*-Outros exames mais especificos:
-Doppler e Color Doppler Peniano(Fornece informações sobre a hemodinâmica do pênis,após relaxamento da musculatura lisa induzida com agente vasoativo).O objetivo é distinguir insuficiência arterial com outras causas do distúrbio de ereção.A velocidade do sangue na artéria cavernosa pode ser medida e aí se distingue a impotência física da psicogênica.
-Teste de Ereção Fármaco-Induzida (TEFI) Testes com Prostaglandina
-Ultra-sonografia Peniana:não invasivo,verifica a morfologia do pênis,se o paciente apresenta Peyronie ou Placa de Peyronie.
-Teste de Tumescência Peniana Noturna*NTP),descobtir a ereção noturna(dispositivo ao redor do penis)
****O câncer da próstata,pode permanecer confinado à glândula,mas pode se expandir, afetando as regiões vizinhas,os gânglios e os ossos.

***O tratamento do câncer da próstata é quase sempre cirúrgico quando diagnosticado na fase inicial,outros tratamentos são a radioterapia,a hormonioterapia e em alguns casos a braquiterapia.

*** a perspectiva de cura é maior quando o diagnóstico é feito no início da doença.
*os exames de rotina da próstata devem ser iniciados a partir dos 40 anos de idade, homens com antecedentes familiares de câncer da próstata,devem fazer exames com 35 anos.

4■-TRATAMENTOS:

*TRATAMENTOS CLÍNICOS

-converse com sua parceira,a melhor forma de tratamento,após decisão medica!.
-Psicoterapia,avaliação do nível de ansiedade,depressão,baixa auto estima.
-Medicação por via oral: ansioliticos,afrodisiacos,hormonios,estimulantes,etc...
-Medicamentos injetaveis:injeção intracavernosa(quando o medicamento oral falha).
-Bomba de vácuo:utiliza-se uma bomba e um cilindro para criar vácuo ao redor do pênis para que ele se intumesça,facilitandoo retornosanguíneo.Quando o pênis atinge a ereção desejada é colocado um anel de constrição para a manutenção do estado ereto.
-Geis, e pomadas para fricionar,ativando a circulação
*-TRATAMENTO CIRURGICO :implantes penianos,protese dos testículos,proteses artificiais,cirurgia e revascularização arterial etc...


5■-SINTOMAS:

-Dificuldade em ter a ereção, ou falha em manter a ereção.
-falta de libido por ansiedade
-Outros ...

6■-CUIDADOS:

-mudanças no estilo de vida:parar de fumar,diminuir o peso,beber pouco etc...
-informe sempre ao médico os remédios que usa.
-Fazer exames de rotina a partir dos40anos de idade
-Procurar ajuda logo que se manifestem os sintomas
_higiene sexual,evitar as doençassexualmente transmissiveis pelo uso da camisinha.


7■-DISTURBIOS DA EJACULAÇÃO:

1-EJACULAÇÃO PRECOCE :é um distúrbio de fundo psicológico,muito freqüente.A duração da fase de excitação sofre intervenção de fatores como idade,freqüência da atividade sexual recente,ansiedade com nova parceira ou situação sexual diferente do comum.
Ococrre de forma persistente com uma mínima estimulação sexual e antes, durante ou logo após haver ocorrido a penetração.A ocorrência da ejaculação precoce é mais comum na penetração da companheira,do que no sexo oral ou anal e raramente observada durante a masturbação.

-Pode hazer origem primária(desde os primeiros relacionamentos sexuais) ou secundária (iniciada após um bom período de atividade sexual) o que altera completamente o tratamento.
-O tratamento éfeito com medicamnetos que auxiliem a ereção(somente nos casos em que se associam distúrbios de ereção),terapia sexual ou terapia psicológica.

-Os tratamentos cirúrgicos, como a neurotripsia,auto-aplicações com medicamentos para dar ereção e o implante de próteses penianas são atualmente contra-indicados como tratamentos de ejaculação precoce.

2-EJACULAÇÃO RETARDADA:

Ejaculação retardada é menos comum,que a Ejaculação Precoce.Pode ocorrer durante toda a vida do homem ou aparecer em determinada época, ocorrer durante todas relações sexuais com varias parceiras ou pode ser intermitente em ocasiões especiais A masturbarção as vezes ajuda,a ter o orgasmo mas muitos não conseguem orgasmo dessa forma.Causa alto nívei de stress pessoal,desinteresse sexual e ansiedade na performance sexual.São conhecidas algumas causas que levam à ejaculação retardada

■Psicogênicas
■Congênitas
■Causas anatômicas : ex: a capacidade de ejacular é muito diminuída em pacientes com lesão raquimedular e depende do nível e grau da lesão.
■Causas neurogênicas
■Infecções
■Problemas endócrinos
■Efeitos colaterais de medicamentos
■Questões culturais e/ou religiosas


-Tratamento: procura-se identificar causas biológicas para essa disfunção, como medicamentos,diabete melito ou cirurgia pélvica recente e com isso otimizar o tratamento. Um indicador do problema é homem não conseguir uma ejaculação após 20 ou 30 minutos de relação ou parar por cansaço e irritação.
-terapia sexual para solução do problema.

3-EJACULAÇÃO RETRÓGADA:

A Ejaculação Retrógrada ocorre quando o homem atinge o orgasmo e ejacula para dentro da bexiga como conseqüência da falha do colo vesical em fechar durante a ejaculação e pode ter diversas origens:

■Causas Anatômicas – Fatores congênitos ou adquiridos ex: ressecção endoscópica da próstata.
■Fatores Neurológicos – lesões de medula, esclerose múltipla, neuropatias conseqüentes de diabetes etc.
■Causas Farmacológicas – Efeito colateral de alguns medicamentos
Esse tipo de distúrbio de ereção pode ser confirmado pelo histórico de algum procedimento cirúrgico bem como por comprovação de esperma em simples exame de urina feito após a ejaculação. Conforme a origem do problema pode ser indicado um tratamento farmoterápico, ou cirúrgico. Ref: Standard Practice in Sexual Medicine – Hartmut Porst and Jacques Buvat O tratamento medicamentoso visa a produzir contração do colo vesical durante a ejaculação.

8■-AUSENCIA DE ORGASMO:

A anorgasmia é relativamente rara.Caso seja primária,quase que certamente é psicogênica,mas anorgasmia secundária pode ocorrer em pacientes com lesão da medula espinhal ou outras doenças neurológicas.


9■-AUSENCIA DO EJACULADO:

Falta de ejaculação pode ocorrer devido a anormalidades na produção ou estocagem do esperma,ou a condições que afetem o processo de expulsão.
- Causas psicológicas são comuns,mas se um homem nunca ejaculou,pode ser causa organica.
- Anomalias congênitas como ausência de vesículas seminais ou glândula prostática, podem ser responsáveis.
-efeitos colaterais de cirurgias (tais como cirurgia para câncer)com dano ao tronco simpático.Prostatectomia radical quase sempre resulta em perda da ejaculação,apesar das secreções das glândulas para-uretrais poderem provocar pequenas emissões.As sensações orgásmicas são normais, porém não há expulsão do sêmen.Pacientes com neuropatia distais,especialmente diabéticos e portadores de outras doenças neuromusculares como esclerose múltipla, podem apresentar aspermia por falta de contração de epidídimos,deferentes,vesículas seminais e próstata.A ausência do ejaculado,pode ser devida à não formação de material necessário para ejaculação.Nos casos de ausência de ejaculado ou diminuição do mesmo deve-se avaliar a hipótese de ejaculação retrógrada.

10■-HEMOSPERMIA;(Hematospermia)

A presença de sangue no ejaculado,normalmente é de caráter benigno.Nos jovens,com menos de 40 anos,pode ser devido a uma infecção do trato genital.Nos homens mais idosos, pode estar associado a cistos,cálculos de vias seminais,pólipos de dutos ejaculadores e vesículas seminais.Felizmente a incidência de adenorcarcinoma de próstata detectada com hemospermia é de apenas 1 a 3%. (*)
Distúrbios da Ejaculação


11■-ESTERELIDADE:

1-VARICOCELE:

Varicocele são veias que se dilatam em volta do cordão espermático. Formam-se geralmente com o decorrer da idade e podem causar esterilidade pois aumentam a temperatura da bolsa escrotal e diminuem a drenagem de sangue da bolsa escrotal.
Varicocele homens que apresentam problema de fertilidade,pois acaba afetando a parte de espermatogênese..

-A cirurgia é feita ,com uma pequena anestesia peridural ou raqui e o paciente necessitará ficar internado por 1 dia. Quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o prognóstico. A cirurgia visa evitar o refluxo de sangue para a bolsa escrotal.

2-AZOOSPERMIA (AUSÊNCIA DE ESPERMA NO EJACULADO)

A azoospermia é a ausência de esperma na ejaculação presente em casais que não conseguem engravidar após 1 ano de relações sem nenhum tipo de método anticonceptivo. Azoospermia pode ter 3 causas principais:
a)Estimulação hormonal inadequada dos testículos.
b)Falha genética na formação dos testículos.
c)Obstrução ou anormalidades no ducto que leva o esperma para uretra.
* Azoospermia é diferente de aspermia que é a ausência de qualquer líquido seminal na ejaculação.


12■-HIDROCELE

Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo.Pode ser unilateral ou bilateral. As hidroceles podem ser congênitas ou adquiridas e causam um aumento nem sempre doloroso,mas muitas vezes desconfortável do escroto.
No homem adulto,as hidroceles são produto do desequilíbrio existente entre a formação e a absorção do líquido naturalmente existente ao redor do testículo. Isso pode ocorrer devido a processos inflamatórios(epididimite, retráteis,tumores)ou traumatismos.Muitos casos regridem em crianças até os 12 primeiros meses de vida, outros casos não e se houver uma hérnia, há necessidade de cirurgia.

13■-Andropausa-( Distúrbios Androgenico do Envelhecimento Masculino)

A andropausa é conhecida como menopausa masculina. Ocorre geralmente entre a idade de 40 a 55 anos.Ocorre nessa fase uma queda no nível da testosterona(hormônio)e com isso as mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens. O homem experimenta um declínio gradual de suas funções gonadais,caracterizada pela diminuição da taxa de testosterona e da produção de espermatozóides.
*SINTOMAS:
■Diminuição da qualidade das ereções.
■Ejaculação precoce
■Perda de memória
■Nervosismo
■Insônia
■Queda da libido (apetite sexual)
■Perda de cabelo
■Diminuição da massa muscular
■Alterações no humor
■Doenças cardiovasculares
■Osteoporose
■Aumento da gordura abdominal


TRATAMENTO:
*exame de sangue para verificar o índice da testosterona.
*espermograma para verificar a produção dos espermatozóides,
*exame de toque,densitometria óssea e ecografia da próstata e abdômen.

*A reposição hormonal,feita com comprimidos via oral,adesivos para pele ou injeção intramuscular,para retardar a osteoporose,um melhor desempenho sexual,melhorar os distúrbios neurológicoso.É contra indicada para portadores ou com suspeita de carcinoma na próstata,câncer de mama,hiperplasia benigna da próstata e problemas hepáticos.

*CUIDADOS: restringir na sua dieta o colesterol e o açúcar e comer alimentos com maior teor de sais e vitaminas como legumes,verduras e frutas.

14■-FALTA DE DESEJO(LIBIDO)

A falta de libido é mais comum nas mulheres,porém ocorre com tambem no homen.que é homens com o desejo normal mas que não conseguem uma boa ereção.

*Algumas causas fisicas:alcoolismo,drogas,obesidade, hiperprolactina,efeito colateral de medicamentos,baixo índice de testosterona e doenças como diabetes.

*No psicológico :são casos associados a depressão,estress,traumas de infância, homossexualidade latente, problemas de relacionamento.

*Não existe remedio,para melhora da libido a não ser quando há queda comprovada da testosterona.A medicaçõe para Disfunção Erétil não melhora a lbidio,interfere apenas na ereção.

*É a mola principal que desencadeia o interesse,o desejo,a busca do prazer de preservação da espécie.Fatores orgânicos e medicamentos podem afetar a libido.
* frustrações vividas pelas dificuldades na da vida sexual podem desencadear uma queda no desejo,agravando o quadro psicossexual do indivíduo.
*Drogas,medicações específicas afetam a libido,trazendo conseqüências no desempenho sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário