Doenças degenerativas da coluna

sábado, 20 de novembro de 2010

PÉS(Cuidados e Preveção de Doenças)


Se não forem tratadas devidamente, as patologias relacionadas aos pés podem trazer consequências graves e ter implicações diretas na sua saúde.

PRINCIPAIS DOENÇAS:

1- PÉ DE ATLETA:Um fungo que se instala no pé e que provoca agressão na pele, na zona interdigital (entre os dedos). Para a evitar, tente não andar descalço em piscinas e balneários. A inflamação, a comichão, a sensibilidade à dor, a formação de fissuras e a descamação são alguns dos sintomas da doença.

2- CALOSIDADES:É a alteração da textura da pele e da coloração das unhas ,um dos sintomas a elas associados;Ou mesmo por alterações ortopédicas.

TRATAMENTO:
Evite andar com sapatos apertados. bico fino,procure um especialista para retirá-los e considere o uso de protectores de silicone.não devem ser removidos por inteiro, apenas ‘’aparados’’, tirando-se os excessos. Para tal, basta deixar os pés cerca de 10 min mergulhados em água morna, em seguida, com auxílio de uma lixa para pés, procurar remover apenas o excesso da calosidade, nunca remover por completo.


3-PÉ CHATO OU PLANO:(Pisada Pronada)

Quando se pisa com a parte mais interna do pé. É o famoso pé chato, ou seja, o arco do pé é inexistente ou bastante baixo, costuma provocar compressão no lado interno do tornozelo e distensão no lado externo.É uma má formação óssea, uma deformidade causada pelo achatamento de um ou mais arcos do pé, é uma das doenças mais comuns


4-PISADA SUPINADA:Quando se pisa com a parte mais externa do pé. Quase não se produz pegada ao pisar descalço na areia. O arco do pé é bastante alto, côncavo.Costuma provocar compressão do lado externo do tornozelo e distensão do lado interno.

5-TINEA OU FUNGOS:Tinea do pé é uma espécie de infecção por fungo. As causas a umidade dos pés – andar de pés descalços em locais como piscinas. academias, etc… Os sinais e sintomas são coceira forte em torno do pé e pode ter lesão de pele junto a coceira. Para proteger da “Febre Tinea”, você tem que secar muito bem os pés após o banho, mudar as meias todos os dias e limpar bem os pés.

TRATAMENTO:consultar o médico e tratar. Normalmente, os comprimidos e cremes antifúngicos são a primeira escolha para orientação do tratamento. Mas isso leva tempo é preciso muita persistência e cuidados. Em muitos casos, será aconselhável usar em pó ou absorvente em conjunto com tratamento, para uma rápida cicatrização e defesa de recorrência.

6-JOANETE: É uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. Aparece mais nas mulheres e é de carácter hereditário. Não use sapatos apertados que comprimam os dedos piorando a situação dos joanete. Em casos mais graves é necessário cirurgia.

7-Micoses – Os sintomas mais comuns são: Vermelhidão, coceira e descamação. Evite pisar descalço em terra, principalmente onde estejam cachorros e gatos.
Tratamento: Secar bem os pés após o banho e usar antimicótico indicado por médico.

8- PRONAÇÃO EXAGERADA: É NECESSÁRIO INTERVENÇÃO MEDICA PARA USO DE SAPATOS APROPRIADOS!

9- ECZEMA (lesão causada por alergia )Banhos com medicamentos, pomadas antialergicas etc..

10-OLHO DE PEIXE –Aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho.É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.
Como prevenir: Não use sapatos de outras pessoas e sem meias, cuidado com águas paradas ao lado das piscinas. Use seus próprios instrumentos em pedicures.
Tratamento: os médicos indicam antimicóticos, ou até cirurgia nos casos mais graves.

11- Joanete – É uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. Aparece mais nas mulheres e é de carácter hereditário. Não use sapatos apertados que comprimam os dedos piorando a situação dos joanete. Em casos mais graves é necessário cirurgia.

12-PÉS RESSEQUIDOS E DESIDRATADOS:(Rachaduras)

Pele ressecada por falta de hidratação pode resultar em rachaduras.

TRATAMENTO: A NOITE, besunte os pés com hidratantes próprios, coloque uma meia para mantê-los nos pés. Isso deve hidratá-los e começar o processo de erradicação da rachadura.
-Deve esfoliá-los uma vez por semana, pode usar o exfoliante do rosto. Antes da exfoliação mergulhe-os numa tina de água quente com sal grosso, (o mais quente que aguentar) e relaxe durante uns 5 a 10 minutos. Com os pés ainda húmidos, retire as peles secas esfregando com creme exfoliante, volte a mergulhá-los na água para retirar o excesso. Depois de secos, massaje com um bom creme hidratante para pés.

-Para casos mais graves, aplique um pouco de creme anti-rugas, (apenas nos dedos), ao fim de 2 semanas ,notará diferença significativa!
-Pinte as unhas com um verniz transparente, o creme hidratante deve ser aplicado diariamente

13-BOLHAS:Causadas pelo atrito constante em regiões onde a pele é mais sensível, têm como principais responsáveis calçados novos ou desconfortáveis. Para livrar-se delas, lembre-se de nunca estourá-las.

tratamento:
-Passe um antisséptico e depois da cicatrização, retire a pele seca com o auxílio de um alicate.

14-MAU ODOR(Chulé)

A combinação de suor em excesso com calçados fechados, meias de naillon ou a falta de higiene podem resultar em mau odor dos pés.

TRATAMENTO:Higiene é fundamental para livrar-se do incomodo e você deve lavá-los bem, secá-los com muita atenção e aplicar um talco específico ou mesmo um aerosol

15-INCHAÇO:O tipo mais comum de inchaço nos pés é o chamado Edema Hipostático. Este tipo de inchaço nada mais é que acumulo de liquido nos tecidos ( músculos, tecido conjuntivo em geral).

16- BOLHAS INFECCIONADAS :Costumam produzir pus, e apresentar intensa área vermelha e quente ao seu redor.Pode provocar ínguas nos gânglios linfáticos da virilha .e face interna da coxa( inchaços dolorosos).

TRATAMENTO:consiste esperar que o pus forme um ponto natural de drenagem (chamado vulgarmente de ‘’olho’’, e tecnicamente, conhecido como fístula).Limpar com antissépticos,e não cobrir, se necessario usar antibióticos

17-UNHA ENCRAVADA:Quando for só a pontinha (aresta) da unha a encravar, pode-se colocar uma pequenina pelota de algodão em baixo desta parte, durante um dia, é o suficiente para que esta se eleve e evite crescer para dentro do dedo novamente. Neste mesmo caso, uma gota de cola do tipo superbond, faz com que a unha desidrate excessivamente, devido ao polímero acrílico da cola, fazendo o canto da unha elevar-se. (NOTA: estes dois métodos devem ser usados APENAS se for uma pequena porção da unha a encravar. casos sem infecção)

18-PRÉ PRONO(Pé Chato):Quando se pisa com a parte mais interna do pé. É o famoso pé chato, ou seja, o arco do pé é inexistente ou bastante baixo, costuma provocar compressão no lado interno do tornozelo e distensão no lado externo.


19-Calcanhares rachados

Causas : O peso e falta de hidratação da pele, caminhar e correr por muito tempo com calçados inadequados ETC...

TRATAMENTO:
-USAR um hidratante adequado ao tipo de pele, pelo menos 3 vezes ao dia, em torno de sete dias .
- Ácido láctico, ácido salicílico e ureia são ingredientes activos necessários ao creme para calcanhar rachado.

Deixar o pé macio e sem rachaduras...
Você vai precisar de:

1 vidrinho de água oxigenada vol 40
1 vidrinho de glicerina
02 comprimidos de melhoral (quebradinho)
Acha tudo em farmácia...

Ponha tudo em um recipiente com tampa (pode ser uma garrafinha de coca-colade 600ml), deixe agir por 3 dias e então comece a passar no pé, sempre antes de dormir.
20- Olho de Peixe: Aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho. Daí o nome dado. É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.
Como prevenir: Não use sapatos de outras pessoas e sem meias, cuidado com águas paradas ao lado das piscinas. Use seus próprios instrumentos em pedi cures.
Tratamento: os médicos indicam antimicóticos, ou até cirurgia nos casos mais graves.


CUIDADOS BÁSICOS COM OS PÉS:

-Lave os pés diariamente
Seque-os com cuidado, dando especial atenção ao espaço entre os dedos, retirando toda a humidade.
-Hidrate-os diariamente, cuidando em especial do espaço interdigital
-Evite sapatos desconfortáveis e sintéticos que podem formar bolhas e feridas. Use um calçados de acordo com a dimensão do seu pé , e prefira sapatos com uma altura máxima de 4 cm
-Corte as unhas em forma recta (não corte os cantos) e não retire as cutículas em torno das unhas. Quando o faz está a facilitar a formação de fungos.
-Se é diabético redobre os cuidados
Caracterizada como uma doença crónica, a diabetes pode levar a lesões graves nos pés. O excesso de acuçar no sangue provoca uma perda de sensibilidade. Portanto, sapatos apertados, pregas nas meias, unhas encravadas e calos podem ser perigosos. Em casos extremos, a amputação acaba por ser o recurso final.
Dicas para ter pés sempre saudáveis
- Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras.

- Nunca fique descalço em banheiros públicos.

- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia.

- Use meias de algodão.

- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.


- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.

- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.

- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.

- Você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais. Faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.

- Procure andar descalço sempre que possível.

- Role uma bola de ténis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.

- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.

- A cada quinze dias lixe as unhas para diminuir o comprimento e aparar eventuais lascas (Como as unhas dos pés crescem mais devagar que as unhas das mãos, não há necessidade de fazer isso toda semana).
- Coloque os pés de molho em água quente com detergente neutro. Quando a pele estiver amolecida, empurre a cutícula (película que se destaca da pele em torno das unhas) e, se achar necessário, use um alicate de cutícula para remover cantos duros ou excessos de pele. Depois, passe a base para unhas e o esmalte de sua preferência. Não se esqueça de passar o pauzinho de laranjeira ao redor das unhas para retirar o excesso de esmalte. Normalmente passa-se duas camadas de esmalte, sempre retirando o excesso à volta das unhas. Em seguida, com a ponta do pauzinho de laranjeira envolta em algodão e umedecida no removedor de esmalte, retire o excesso de esmalte que ficou em volta das unhas.
- Para evitar calosidades, passe uma lixa fina para pés nas regiões mais grossas ou use um creme específico para esse fim (após o banho a pele está amolecida, o que facilita a retirada das células mortas).
- Depois de remover a camada superficial de células mortas, passe um creme hidratante ou óleo vegetal massageando-os completamente até a ponta dos dedos e faça movimentos circulares em cada dedo.
- Se você tiver ficado em pé ou caminhado durante muito tempo, passe um creme com cânfora para aliviar o cansaço e deite com os pés elevados, apoiados sobre um travesseiro ou uma almofada.
- Use sempre meias macias e no seu tamanho apropriado, pois assim estará prevenindo o aparecimento de bolhas, calosidades e calos.


OS PÉS REPRESENTAM TODO O NOSSO CORPO NA REFLEXOLOGIA CHINESA!

Fontes:Google, varios sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário